Egito: Motivos para preparar a sua próxima viagem à terra dos faraós

O Egito é dos lugares mais encantadores do mundo devido à riqueza cultural e à diversidade de atrações que surpreendem qualquer viajante. A cultura egípcia é hoje sinónimo internacional de uma das mais antigas civilizações do mundo, que serve de inspiração para a arte e o entretenimento. Símbolos culturais que sobreviveram até ao presente, como as Pirâmides, os hieróglifos e as múmias, mantêm o Antigo Egito vivo.
Diante de tanta cultura e lugares míticos, que tal preparar sua próxima viagem à terra dos faraós? A seguir, comentamos pontos imperdíveis para quem visita o Egito.

Pirâmides de Gizé

As Pirâmides de Gizé fazem parte das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, tendo sobrevivido até à atualidade. Construído no Antigo Império do Egito, há cerca de 4,500 anos, o complexo de Gizé consiste em três pirâmides, além da lendária Grande Esfinge – tendo cada uma sido construída para um faraó.

A maior pirâmide foi construída para o rei Khufu, e o seu filho Khafre ordenou também a construção da sua própria pirâmide. A terceira, a Pirâmide de Menkaure, foi dedicada ao filho de Khafre. Reza a lenda que a Esfinge foi construída para vigiar Khafre e para se parecer com ele.

É possível visitar as pirâmides e aventurar-se nos túneis, passagens e salas de cada uma. Como se trata de um destino muito popular entre turistas, facilmente se consegue uma visita guiada para conhecer os segredos, significados e história das Pirâmides de Gizé.

Fonte: Pixabay

Catacumbas de Kom el Shoqafa

As Catacumbas de Kom el Shoqafa, em Alexandria, são uma necrópole real bastante visitada devido à riqueza e à arte encontradas no local. Consideradas uma das Sete Maravilhas da Idade Média, nas catacumbas é possível encontrar elementos únicos de arte romana, estátuas, pinturas e oferendas deixadas aos faraós.

A área foi controlada por várias culturas, tendo, por isso, grande riqueza cultural. Alexandria conta com outras passagens obrigatórias, como as ruínas da famosa biblioteca e museus. Esta dinamização cultural deve muito à rainha Cleópatra, que centrou o seu reinado em Alexandria, dominou esferas de influência por todo o Império Romano enquanto mantinha a independência do Egito e era conhecida pela arte de sedução. Características admiráveis de uma rainha marcante e cujo legado é aproveitado até hoje por variadas obras de entretenimento.

O filme “Cleópatra”, representado por Elizabeth Taylor, é um exemplo disso. Na esfera dos jogos, o setor de casinos online também viu uma oportunidade na figura de Cleópatra e criou uma slot homónima. Civilizações antigas costumam ser um tema bastante abordado neste setor e compõem boa parte das novidades das slots online. Por conta do fascínio que povos antigos exercem, é possível encontrar cada vez mais elementos históricos em filmes, videojogos e até mesmo em casas que permitem jogar sem depósito nas slots online, visto que procuram ligar os enigmas do passado com a diversão dos jogadores. Todo esse aproveitamento por parte da indústria do entretenimento instiga os viajantes a quererem conhecer essas riquezas culturais de perto.

Vale dos Reis

No Vale dos Reis, na margem oeste do Nilo, perto de Luxor, situa-se a coleção dos túmulos dos faraós. Este era o descanso eterno real dos faraós, rainhas e sacerdotes dos períodos antigos, médios e novos do reinado egípcio.

Esta antiga necrópole é das atrações mais populares devido à extensa exploração que é possível fazer. Com 62 túmulos descobertos até hoje, o Vale dos Reis é como se fosse um túnel do tempo que nos conduz ao Antigo Egito, sendo um ponto central em qualquer visita ao país.

Como forma de preservação dos túmulos, estes abrem e fecham ao público rotativamente para preservar as pinturas murais do impacto do turismo.

Fonte: Pixabay

Templo de Karnak

O Templo de Karnak é um complexo de templos construídos pelos faraós em homenagem aos deuses Amon, Mut e Khonsu. Devido à escala, que abrange uma área maior de 100 hectares, esta é uma visita obrigatória para os turistas. O templo está localizado em Luxor, e ali pode-se observar detalhes arquitetónicos, artísticos e linguísticos nos vários templos dedicados aos deuses.

Devido ao templo ter sido construído ao longo dos reinados por vários faraós, a visita possibilita navegar nas várias eras e notar as várias diferenças entre cada era. Este lugar histórico é chave para entender a evolução do Antigo Egito, especialmente no que diz respeito às crenças e práticas.

Com o aproveitamento da tecnologia ao seu melhor, pode mesmo visitar o Templo de Karnak virtualmente para ter uma amostra da escala do complexo, o que certamente irá motivar uma visita pessoalmente.

Fonte: Pixabay

O Egito é um destino que requer alguma preparação para garantir o melhor aproveitamento da sua viagem. Considere visitar o país durante os meses mais amenos para evitar temperaturas muito altas, pesquise as recomendações de entrada no país e saiba se existem avisos de precaução nas regiões que pretende visitar.

Agora que conhece um pouco deste mundo encantador, o mais difícil mesmo é escolher entre tantas possibilidades a visitar na sua viagem à terra dos faraós.

O Estúdio TRENDY é a secção do site TRENDY Report onde são publicados artigos patrocinados, parcerias comerciais e outros conteúdos pagos. Para fazer uma parceria connosco, veja toda as informações em trendy.pt/publicidade.