O Homem Que Matou Dom Quixote chega (finalmente) a Portugal; Terry Gilliam vem acompanhar a estreia

©Diego Lopez Calvin
©Diego Lopez Calvin

O realizador Terry Gilliam, também conhecido por ter sido um dos elementos dos Monty Python vem a Portugal para a estreia do seu mais recente filme, que tem sido sucessivamente adiado.

O Homem Que Matou Dom Quixote estreou em 2018 Festival de Cinema de Cannes, mas a chegada ao circuito comercial foi sendo sucessivamente adiada. Quatro anos depois, o filme chega as salas nacionais.

A chegada aos cinemas desta adaptação da obra de Cervantes acontece quase vinte anos depois de a pré-produção ter começado e de o filme ter tido vários avanços e recuos, com o abandono de actores, o que obrigou a fazer adaptações ao longo dos anos.

Avanços e recuos na produção, com muitas polémicas

Johnny Depp e Robert Duvall chegaram a estar certos, mas saíram do projecto, o que obrigou a fazer novos castings. Ewan McGregor e John Hurt também estiverem ligados ao filme, mas também acabaram por não participar.

©NOS
©NOS

Quando as gravações começaram em 2017, com algumas cenas a serem rodadas em Portugal, Terry Gilliam e a produção foram acusados de causar danos no Convento de Cristo, em Tomar.

Actriz portuguesa Joana Ribeiro está no elenco

Depois de várias polémicas, inclusive com a falta de fundos para pagar a produção, The Man Who Killed Don Quixote chega finalmente aos cinemas nacionais com Jonathan Pryce e Adam Drives nos papéis principais (D. Quixote e Sancho Panza).

Stellan Skarsgård, Olga Kurylenko e a actriz portuguesa Joana Ribeiro (Angelica) são os outros nomes em destaque, num filme que juntou equipas de Portugal (UKbar Filmes), Espanha, França, Bélgica e Inglaterra.

©Diego Lopez Calvin
©Diego Lopez Calvin | Joana Ribeiro é Angelica, nesta adaptação da história de Cervantes ao cinema.

Terry Gilliam vai estar em Portugal

A estreia está marcada para 17 de Fevereiro, um momento que ficará marcado pela presença do realizador Terry Gilliam em Portugal, provavelmente em algumas sessões de estreia ou ante-estreia.

Contudo, são desconhecidos os moldes em que decorrerá esta vinda do ex-Monty Python em Portugal – a NOS, distribuidora do filme, questionada pelo TRENDY, reservou para mais tarde o anúncio de mais detalhes.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].