O dono da Tesla e da SpaceX prometeu comer um Happy Meal na televisão se o restaurante de fast-food começar a aceitar pagamentos na criptomoeda Dogecoin.
Esta é uma história que nasceu com um meme: a variação do valor da Bitcoin criou uma linha que acabou por ter a forma de um ‘M’ e a conta de Twitter Plan B, ligada a criptomoedas, partilhou uma imagem onde sobrepunha o logótipo do McDonald’s a um gráfico.
A imagem levou a uma série de reacções e a outros memes: por exemplo, o presidente das Honduras, conhecido pelos seus investimentos em moedas digitais, publicou uma fotografia sua com um chapéu do McDonald’s, como se fosse um empregado do restaurante.
Agora é Elon Musk que se junta ao chamado ‘memewagon’ (uma expressão que caracteriza um momento que é satirizado por vários memes, de forma consecutiva, ou seja, um ‘comboio’ de memes).
No seguimento da perda de valor da Bitcoin, e da brincadeira com o McDonald’s, o dono da Tesla prometeu comer um Happy Meal na televisão se os restaurantes começassem a aceitar Dogecoin, uma moeda digital que começou como uma brincadeira e que acabou por se tornar viral.
A Dogecoin teve uma valorização acima do normal no mercado das criptomoedas, mas entretanto acabou por estabilizar; actualmente, uma Dogecoin vale cerca de 13 cêntimos.
Para já, o impacto das declarações de Musk, que já foi responsável pela subida de valor de outras moedas, está a sentir-se de forma muito leve no mercado, com uma subida na ordem dos 9%. Contudo, é normal que, por um período de tempo, a cotação da Dogecoin tenda a subir mais.