Fralda tecnológica: já é possível controlar a quantidade de urina com o smartphone e uma app

©Tena
©Tena

A Tena lançou um sensor para fraldas que envia informação sobre os «níveis saturação de urina» para uma app. O sistema chama-se SmartCare Change Indicator.

Cuidar de doentes com incontinência urinária pode passar a ser mais fácil, por parte de cuidadores formais e informais. A marca de fraldas para adultos Tena desenvolveu um novo sistema que tem um sensor que monitoriza a quantidade de urina.

O SmartCare Change Indicator é usado com uma app para smartphone onde é possível ver esta informação; segundo a marca isto vai ajudar a que se evitem fazer «verificações manuais ou trocas desnecessárias».

Em concreto, esta inovação é composta por uma fita com o sensor que deve ser colada no exterior da fralda e um transmissor. É ainda necessário ter um gateway que faz a ponte entre este sistema e a app, a Tena SmartCare Family, que pode ser descarregada nas lojas da Apple e da Google.

Actualmente, este sistema está com um preço bastante acessível acessível: o Kit de Iniciação (com gateway, transmissor, duas fitas de sensor, pilhas e um guia rápido) custa 10 euros, em vez de 139.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].