O vencedor do troféu de honra do festival Amadora BD em 2019 volta a ser distinguido neste festival de banda-desenhada. Filipe Melo ganhou o ‘ouro’ com Balada para Sophie.
Filipe Melo escreveu a história e Juan Cavia ilustrou. Balada para Sophie, que conta a história de pianista que teve uma vida marcada por «rivalidade, desamor e arrependimento», foi a vencedora do prémio Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português.
Esta foi a primeira vez que a organização atribuiu um prémio monetário à melhor banda-desenhada nacional – neste caso, cinco mil euros. Além deste prémio, a Amadora BD atribuiu mais quatro.
A Melhor Obra Estrangeira de Banda Desenhada Editada em Português
foi Burlão das Índias (Alain Ayroles e Juanjo Guarnido), editado pela Ala dos Livros, sobre o vigarista Dom Pablo de Segóvia.
O prémio de Melhor Fanzine / Publicação Independente foi entregue a Joana Afonso e ao seu Bestiário de Isa, uma espécie de teaser para um livro que a autora deve publicar em 2022, sobre a investigação de criaturas bizarros.
A Melhor Edição Portuguesa de Banda Desenhada foi para um livro que nos traz de volta uma das personagens mais icónicas deste universo: Procura-se Lucky Luke (Matthieu Bonhomme) da editora A Seita.
Finalmente, o Prémio Revelação, que é sempre atribuído a quem publica a sua primeira história. Este ano, o vencedor foi Ricardo Santo, pelo livro Planeta Psicose (editora Escorpião Azul), que fala sobre várias teorias da conspiração, da pandemia às alterações climáticas.
O Amadora BD de 2021 decorre até 1 de Novembro no Ski Skate Amadora Park; dias 30 e 31 de Outubro, o festival de banda-desenhada recebe a visita dos autores nacionais distinguidos com estes prémios.
Comprar os livros vencedores da Amadora BD
Balada para Sophie, na Pinguin Books: 36 euros
O Burlão nas Índias, na Wook: 29,70 euros
O Bestiário de Isa, na loja de Joana Afonso: 3 euros
Procura-se Lucky Luke, na Fnac: 16,95 euros
Planeta Psicose, na Fnac: 13,50 euros