Tábua de engomar: qual a melhor opção?

©Polti
©Polti

Só quem não está habituado a passar a ferro é que pode achar que a escolha da tábua de engomar é secundária. Uma boa tábua de engomar não só lhe permite facilitar o processo, como também de o acelerar. Precisamente por isso, é essencial fazer uma boa escolha e uma compra ponderada. Ainda mais, quando hoje em dia existe tanta oferta, com preços tão dispares!

Por isso e para lhe ajudarmos com essa tarefa, partilhamos consigo algumas dicas. Ora veja!

Tábua de engomar estável
Para começar, assegure-se de que usa uma tábua de passar estável. Verá como uma tábua estável é meio caminho andado para um trabalho mais rápido e eficiente.
Além disso, é importante também para a postura. Com uma tábua estável acabará por fazer muito menos esforço, pois não será necessário forçar tanto o corpo, nem fazer pressão sobre o ferro para conseguir passar a roupa.

A importância da ajustabilidade
Igualmente importante é optar por uma tábua de engomar que possa ajustar à sua altura. Tal permite-lhe inclusive passar a roupa sentada, por exemplo. Na hora de passar a ferro, o mais importante é mesmo optar por uma posição que lhe assegure que mantém as costas retas, para que não faça demasiado esforço sobre a tábua e/ou acabe demasiado inclinada.

O ideal mesmo seria ajustar a tábua de engomar cinco centímetros abaixo do seu cotovelo. Outras dicas importantes e que deve ter em conta são:
• Manter as costas retas
• Ombros devem estar relaxados. Não faça demasiada pressão
• Quanto aos cotovelos, estes devem estar para baixo
• Os braços devem manter-se em ângulo reto.

Uma coisa é certa: as tábuas de altura padrão e que não são ajustáveis oferecem muito pouca ergonomia em comparação às ajustáveis. Se passa a roupa com frequência e/ou já apresenta problemas de costas, opte pela segunda opção.

Durabilidade da tábua
Uma tábua de passar não é algo que se queira comprar todos os meses, certo? Logo, vale a pena fazer um investimento, comprando algo mais resistente e de qualidade e pensando, assim, a longo prazso.
Além disso, para proteger a tábua pode sempre usar uma cobertura protetora acolchoada. Uma prancha mais cuidada é também uma forma de conseguir passar a roupa mais facilmente, obtendo melhores resultados.

Compatibilidade com o ferro
Igualmente importante é que opte por comprar uma tábua de passar a ferro que seja compatível com o seu ferro. Se tem, por exemplo, um ferro com gerador de vapor, então deverá escolher por uma tábua que tenha um suporte para o mesmo.

Outras funcionalidades
Além do que já aqui foi referido, há ainda outras características que pode ter em conta. Aqui ficam alguns exemplos:
• Função de aquecimento
• Apiração
• Funcionalidade de sopro
• Tratamento anti corrosão

Arrumação da tábua
Por último, mas não menos importante, o factor arrumação. E não dizemos isto apenas para ter em conta o espaço que dispõe em casa! Dizemos isto, porque é também importante manter a tábua guardada num lugar seco. A humidade pode muitas vezes acabar por corroer o metal das tábuas,acabando por danificá-las.

Emmet Brickoswki
Emmet Brickowski, o protagonista do Filme LEGO, está no Trendy para escrever sobre tudo o que lhe pedirmos. É um verdadeiro polivalente e tanto o vai a ver a escrever sobre desporto ou sobre pneus de automóveis. Everything is awesome!