4 dicas para enviar encomendas baratas em Portugal

Enviar e receber encomendas é mais importante do que nunca, mas nem todas as encomendas são iguais. Se envia encomendas de forma recorrente ou é dono de uma empresa, estas quatro dicas podem ajudá-lo a poupar tempo e dinheiro em futuras transacções:

1. Use um comparador de envios de encomendas

Avaliar de forma segura qual é a melhor maneira de enviar uma encomenda nunca foi tão fácil. Hoje em dia, é possível perceber de forma imediata qual é a transportadora ideal para qualquer tipo de encomenda com a ajuda de um comparador de envios de encomendas. Utilizar este tipo de serviço é gratuito e extremamente simples: basta adicionar os detalhes da sua encomenda, incluindo os locais de origem e destino, e o comparador permite-lhe ver de forma automática quais são as opções mais rápidas e baratas na sua área.

2. Compare os preços das agências de transporte

Nem todas as encomendas são iguais, e o mesmo se aplica às agências de transporte. Existem várias transportadoras à sua disposição em Portugal, e conhecer intimamente quais são os pontos fortes e fracos de cada uma pode consistir num processo de investigação moroso e difícil. Felizmente, os supracitados serviços de comparação de encomendas permitem-lhe avaliar de forma instantânea quais são as melhores opções para enviar encomenda x ou y.
Esta dica é especialmente vital para empresários que operem ou invistam em sectores ligados ao comércio digital, já que podem ajudá-lo a poupar muito dinheiro.

3. Verifique o que pode ou não ser enviado

Não há nada pior do que enviar uma encomenda importante para um amigo ou cliente no estrangeiro e perceber que o pacote nunca atravessou a fronteira. No mundo das trocas comerciais e do transporte existem várias regras e restrições que não são imediatamente óbvias, pelo que é importante ter sempre em conta quais são as leis relativas a mercadorias no seu país de origem.
Sabia que os CTT seguem uma série de regras relativas a mercadorias perigosas que estão previstas no Acordo Europeu Relativo ao Transporte Internacional de Mercadorias por Estrada? Consultar estas restrições com a ajuda de um especialista ou advogado é fundamental no contexto de envios de encomendas em grande escala e pode ajudá-lo a evitar sérios problemas financeiros.

4. Meça, pese e empacote as suas encomendas de forma correcta

Como é natural, as maiores transportadoras do mundo obedecem a uma série de regras e metodologias standard internacionais. O mesmo se aplica aos serviços de correio e a todo o tipo de instituições de controlo de alfândegas. Neste sentido, encomendas empacotadas de forma irresponsável constituem uma das principais causas de atrasos em todo o tipo de serviços de transportes.
Se quer assegurar que a sua encomenda urgente vai chegar ao seu local de destino na data pré-anunciada, o mais seguro é mesmo ter muito cuidado na maneira como empacota e regista a sua encomenda. Meça e pese a sua embalagem com cuidado e assegure-se de que disponibiliza as informações certas à transportadora. Além disso, procure embalar os bens para envio de forma segura e consistente para evitar que a sua encomenda seja danificada ou perdida durante o processo de envio.

O Estúdio TRENDY é a secção do site TRENDY Report onde são publicados artigos patrocinados, parcerias comerciais e outros conteúdos pagos. Para fazer uma parceria connosco, veja toda as informações em trendy.pt/publicidade.