Quem quer ser astronauta? AgĂȘncia Espacial Europeia abre candidaturas no final de Março

@ESA
@ESA

É uma situação que acontece pela «primeira vez em onze anos». A AgĂȘncia Espacial Europeia quer recrutar cem funcionĂĄrios atĂ© 2031 e começa pelos astronautas.

No dia 31 de Março, a AgĂȘncia Espacial Europeia (ESA) abre as candidaturas para novos astronautas. Este processo faz parte de um plano que tem como objectivo contratar cem novos funcionĂĄrios nos prĂłximos dez anos.

As inscriçÔes para este recrutamento de astronautas, que acontece «primeira vez em onze anos», lembra a ESA, termina a 28 de Maio; depois começa um longo período de selecção que apenas termina em Outubro de 2022.

ESA quer mais mulheres astronautas

«Para ir mais longe do que nunca, precisamos olhar mais longe do que antes. Este processo de recrutamento Ă© o primeiro passo e estou ansioso para ver a ESA desenvolver-se em todas as ĂĄreas de exploração e inovação espacial nos prĂłximos anos», disse Jan Wörner director-geral da AgĂȘncia Espacial Europeia.

Um dos objectivos deste processo Ă©, tambĂ©m, fazer com que haja «diversidade de gĂ©nero» nas missĂ”es espaciais da ESA, jĂĄ que a agĂȘncia «encoraja fortemente» que as mulheres se candidatem Ă s vagas de astronauta.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrĂŁ tĂĄctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo PaĂ­s em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].