Quem quer ser astronauta? Agência Espacial Europeia abre candidaturas no final de Março

@ESA
@ESA

É uma situação que acontece pela «primeira vez em onze anos». A Agência Espacial Europeia quer recrutar cem funcionários até 2031 e começa pelos astronautas.

No dia 31 de Março, a Agência Espacial Europeia (ESA) abre as candidaturas para novos astronautas. Este processo faz parte de um plano que tem como objectivo contratar cem novos funcionários nos próximos dez anos.

As inscrições para este recrutamento de astronautas, que acontece «primeira vez em onze anos», lembra a ESA, termina a 28 de Maio; depois começa um longo período de selecção que apenas termina em Outubro de 2022.

ESA quer mais mulheres astronautas

«Para ir mais longe do que nunca, precisamos olhar mais longe do que antes. Este processo de recrutamento é o primeiro passo e estou ansioso para ver a ESA desenvolver-se em todas as áreas de exploração e inovação espacial nos próximos anos», disse Jan Wörner director-geral da Agência Espacial Europeia.

Um dos objectivos deste processo é, também, fazer com que haja «diversidade de género» nas missões espaciais da ESA, já que a agência «encoraja fortemente» que as mulheres se candidatem às vagas de astronauta.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].