Lapo: o restaurante de Lisboa que “furou” o confinamento não volta a abrir por «respeito» à polícia

©Lapo
©Lapo

O Lapo tornou-se conhecido de grande parte do público por ter aberto para um jantar na Sexta-Feira, o que é contra as regras decretadas pelo Governo do novo Estado de Emergência.

Depois de ter “furado” o confinamento e recebido um jantar para quinze pessoas, sem distância de segurança e sem máscaras, o restaurante Lapo, no Bairro Alto, enviou um comunicado às redacções em que garante que a situação não se volta a repetir.

O Lapo era também para ter aberto no Sábado, mas os donos optaram por não o fazer devido à acção da PSP na noite anterior. «Estamos gratos aos agentes da PSP pela forma correcta e profissional como procederam na noite de sexta-feira», pode ler-se no comunicado do restaurante.

Porta fechada por «respeito à sensibilização da PSP»

«Compreendemos a posição ingrata em que se encontram […] Depois de profunda análise e ponderação, decidimos não reabrir ontem [Sábado]. Esta decisão é motivada sobretudo por respeito à sensibilização dos agentes da PSP», explicam António e Bruna Guerreiro, responsáveis pelo restaurante.

Lembre-se que o Lapo tinha aberto na noite de Sexta-Feira e que, durante a tarde, houve um comunicado onde o restaurante explicava a decisão: «Decidimos manter o restaurante LAPO aberto, invocando o artigo 21.º da Constituição da República Portuguesa – Direito de Resistência».

©Lapo
©Lapo | Na passada Sexta-Feira, o Lapo recebeu um jantar onde estiveram quinze pessoas.

Lapo promete novidades sobre acções «em breve»

Para já, o Lapo não deve reabrir para receber jantares, sendo que António e Bruna Guerreiro vão partilhar em breve «mais informação sobre as acções» que o restaurante vai ter, o que acontece depois de terem estudado «energicamente todas as vias disponíveis» para uma possível abertura noutros moldes.

No comunicado de hoje, os responsáveis pelo Lapo reforçam que a decisão de fechar os restaurantes «não tem qualquer suporte científico» e exigem a sua reabertura no período do confinamento.

O comunicado do Lapo pode ser lido na íntegra aqui; o de Sexta-Feira, onde os responsáveis anunciavam que iriam abrir o restaurante para o jantar, está aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].