O termo casa modular está cada vez mais nas bocas do mundo. A procura por edificações mais inovadoras rápidas, sustentáveis, limpas e flexíveis fez com que as empresas de construção propusessem novas alternativas.
O que é a construção modular?
Uma casa modular é uma habitação feita numa fábrica certificada e que é transportado por módulos para o terreno onde será feita a sua montagem e acabamentos, por profissionais qualificados para tal.
Este tipo de casa, por um lado, é uma excelente solução para quem pretende construir uma habitação em pouco tempo. Por outro, é um edifício erguido de uma forma mais eficiente e sustentável, em comparação com construir casas de maneira tradicional. As vantagens não se ficam por aqui. Vamos, então, apresentar-lhe os benefícios da construção modular.
Velocidade da construção
Os projectos de construção modular podem ser terminados de 30% a 50% mais rapidamente que métodos de construção tradicional. Para quem tem urgência na mudança, esta pode ser uma solução.
De forma geral, uma construção de casa pré-fabricada dura de 3 a 6 meses, conforme a sua complexidade. Isto acontece porque as casas são construídas em fábricas especializadas e a construtora disponibiliza apenas alguns modelos, aumentando a eficiência.
Quando terminados, estes módulos são transportados para o terreno, montados e feitos os acabamentos finais. Neste tipo de construção, os problemas relacionados com factores climáticos são bastante reduzidos porque grande parte da construção é feita na fábrica.
Materiais duráveis e seguros
Os edifícios modulares são pensados para que os materiais durem muito tempo. Ao contrário do que se possa pensar, as casas modulares não têm menos qualidade de construção e acabamentos em comparação com as casas erguidas tradicionalmente – os módulos podem ser feitos de vários materiais como cimento, madeira, painéis isolantes. Por sua vez, os módulos interiores são construídos de forma a terem excelentes performances térmicas, acústicas e anti-incêndios.
É de extrema importância que escolha uma construtora que lhe dê boas opções e que explique todas as vantagens dos diferentes tipos de materiais de que podem ser feitos os módulos.
Lembre-se que as fábricas onde são produzidas os módulos são certificadas e os níveis de qualidade e acompanhamento são bastante elevados. Ao serem construídos dentro de um edifício, os materiais estão sempre protegidos dos factores climáticos que possam existir e garantir o máximo de qualidade.
Materiais amigos do ambiente
Os edifícios modulares são mais amigos do ambiente: são construídos com materiais muitas vezes reciclados e/ou que não afectam tanto o planeta. Para além disso, o facto de serem feitos em fábrica e com determinados modelos faz, inevitavelmente, que a construção gere menos lixo e desperdício. Um dos benefícios da construção modular é que pode garantir que está optar por um processo de construção mais sustentável, do início ao fim.
Custo efectivo
Um dos grandes factores de stress quando se constrói uma casa são os problemas ou as melhorias que vão surgindo e os consequente, o aumento de custos que não estavam previstos à partida.
Esta é uma das grandes vantagens das casas modulares: quando os pormenores ficam definidos como a aceitação do projecto e da planta, materiais e acabamentos, o preço já não pode ser alterado. Para além de que não vão surgindo problemas como acontece numa construção tradicional.
Possibilidade de se acrescentar ou retirar módulos
Tal como o nome indica, uma casa modular é construída por módulos. Por isso, existe a possibilidade de, ao longo do tempo, se irem acrescentando ou retirando módulos sem que sejam necessárias alterações na estrutura principal da casa.
A casa modular pode ser remodelada facilmente e adaptar-se às suas necessidades: caso precise de mais uma divisão, garagem, a família aumente. Estes módulos podem ser projectados de acordo com o que precisa. A flexibilidade nestas construção é outro dos grandes benefícios chave.