Escolas Programação ©stemT4L

Teckies, Assembly e Happy Code: há aulas online para aprender a programar apps, jogos e robots

por • 29 Março, 2020 • High-TechComentários fechados em Teckies, Assembly e Happy Code: há aulas online para aprender a programar apps, jogos e robots811

Com a escola suspensa e com o terceiro período a ser, muito provavelmente cancelado, as aulas têm de ser feitas online. E que tal juntar isso a um curso de programação?

Além dos conteúdos tradicionais ensinados nas escolas, esta pode ser uma oportunidade para que as crianças aprendam coisas novas: programar é uma disciplina que tem estado a ser promovida como muito importante e útil para o futuro, onde a tecnologia tende a desempenhar um papel cada vez mais importante.

Em Portugal há algumas academias ou escolas de código que, por esta altura, criaram cursos online de programação para dar uma nova ocupação aos mais novos, com preços e condições especiais. Fomos espreitar as opções da Teckies, Assembly e Happy Code.

Blockly, Java Script e Python na Teckies

A Teckies tem disponíveis formações na plataforma RoboGarden, para crianças do 1.º ao 12.º ano. Sem professor, com recurso a imagens «coloridas e animadas», a RoboGarden «estimula a aprendizagem com desafios que vão sendo mais complexos conforme o aluno for avançando de nível».

Aqui, as aulas são todas práticas e as crianças aprendem a programar três linguagens a partir do zero: Blockly (desenvolvido pela Google), Java Script e Python. Estas formações da Teckies, com aulas virtuais, têm um preço «simbólico» de 1 euro por mês e a inscrição é válida durante um ano (doze euros, no total).
Site: teckies.pt

Férias de Páscoa da Assembly com Robótica e eSports

Na Assembly, a oferta ajusta-se às férias da Páscoa e é para crianças e jovens entre os dez e os dezassete anos e tem um programa de workshops «totalmente digital com experiências, tecnologia, divertimento e aprendizagem».

Design, robótica, programação, um quiz sobre tecnologia e gaming e um campeonato de eSports são as propostas da Assembly entre 30 de Março e 13 de Abril. O preço é igual ao da Teckies: um euro para participar em todas as actividades.
Site: assembly.pt

©Happy Code

Happy Code abre plataforma gratuita de código Sai da Caixa

Nesta nova oferta da Happy Code, as crianças podem aprender a lógica de programação «de uma forma divertida» e com actividades off-line. A plataforma Sai da Caixa é gratuita e acessível a todos, «mesmo que não sejam alunos das escolas».

Entre as actividades da Sai da Caixa está uma em que se seguem as instruções de um algoritmo para criar um origami e outras mais ligadas a jogos: corridas de automóveis, damas e cartas. A Happy Code garante que vai actualizar a oferta de actividades ao longo das próximas semanas.
Site: Happy Code School