Rota dos Vinhos do Alentejo inaugura novo espaço em Évora com provas, livros, história… e tecnologia

Rota Vinhos Alentejo Évora ©TRENDY

O espaço da Rota dos Vinhos do Alentejo, em Évora, mudou de casa e está mais actual. Agora, tem 680 metros quadrados, vários pontos de interesse e uma plataforma tecnológica para programar viagens.

Alentejo. Esta é uma das regiões preferidas de muitos apaixonados por vinho e o enoturismo é um dos seus principais motores – há várias quintas e produtores que aliam adegas a hotelaria, alojamento rural e, claro, a restaurantes e sessões de prova.

Foi precisamente para facilitar o acesso ao enoturismo nesta região que a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) decidiu renovar o espaço da Rota dos Vinhos do Alentejo, em Évora. O ex-líbris é mesmo uma plataforma interactiva onde podemos organizar uma viagem vínica.

Criar um roteiro alentejano de enoturismo e enviar por email

Num ecrã que fica perto da zona de prova de vinhos podemos escolher que produtoras queremos visitar, com recurso a vários filtros: por exemplo, se há restaurantes e alojamento. Depois, o roteiro pode ser criado e enviado directamente para o nosso email.

Este recurso está também disponível online, no site Vinhos do Alentejo, mas aí sem a capacidade de enviar esse roteiro para o email, uma característica estará disponível em breve, garantem os responsáveis da CVRA

Entrada ©Rota Vinhos Alentejo

No novo espaço da Rota dos Vinhos do Alentejo, que fica mesmo ao lado da Sé de Évora, e com vista para o Templo Romano, é ainda possível passar um túnel com vários ecrãs de TV onde são mostradas histórias dos produtores alentejanos.

Cheirar as castas para abrir o “apetite” das provas de vinhos

Outro dos destaques é a possibilidade se sentir um aroma das castas principais dos vinhos alentejanos e de perceber as diferenças entre os solos da região: a sala do espaço tem amostras que podem ser vistas em “pilares” de acrílico (imagem em baixo). Aqui há ainda uma cronologia com as principais datas da história da CVRA.

Castas Solos ©Rota Vinhos Alentejo

Obrigatória é a passagem pela área de provas, onde por cinco euros se podem experimentar até seis vinhos – todas as semanas há produtores em destaque. Nesta zona há ainda uma selecção de garrafas à venda e livros sobre o tema.

Com 680 metros quadrados, o espaço da Rota dos Vinhos do Alentejo espera receber 55 mil pessoas até 2022, teve um investimento de 750 mil euros e fica no número 88 da Rua 5 de Outubro (aberto das 11 às 19 horas, de Segunda a Sexta).

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].