Lavar, engomar e limpar roupa a seco – tudo isto é possível na nova app portuguesa Dona Rosa

©Dona Rosa App Roupa
©Dona Rosa App Roupa

A Dona Rosa está disponível sete dias por semana e permite pedir a recolha de roupa para lavar, engomar ou limpar a seco. De momento, a Dona Rosa só está disponível em Lisboa.

É certo que, um pouco por todo o lado, há empresas e lojas que vão a nossa casa recolher roupa para lavar e passar a ferro (sobretudo para esta última tarefa, as engomadorias), mas até hoje parece que ainda ninguém se tinha lembrado de juntar todos os serviços numa app.

Normalmente, é preciso ligar ou enviar um email para estas lojas, que depois marcam uma hora para recolher a roupa e entregá-la mais tarde; contudo, com a app Dona Rosa, este processo fica, em teoria, mais simplificado, além de juntar vários serviços numa plataforma.

Dona Rosa começa em Lisboa e quer chegar ao Porto, em «breve»

Disponível para iOS e Android, a Dona Rosa foi criada por portugueses e, segundo Rodrigo Ruiz e Tomás Noronha, os criadores, «é o primeiro serviço em Portugal de recolha e entrega de lavandaria, engomadoria e limpeza a seco ao domicílio através de uma app».

Numa primeira fase, a Dona Rosa só está disponível em Lisboa, na área entre o Restelo e o Parque das Nações – em breve está prometido o alargamento do serviço à totalidade da capital e ao Porto. Para já, quem estiver nesta zona pode usar a app para agendar recolhas e entregas todos os dias, incluindo Sábados e Domingos, com «recolhas e entregas diárias até à meia-noite».

Roupa fica pronta e é entregue ao fim de três dias

Para usar a Dona Rosa, é preciso fazer um registo na app; depois, pode começar logo a escolher que serviço que, entre ‘Lavar, Secar e Dobrar’, ‘Engomar’, ‘Lavar e Engomar’, ‘Limpar a seco’ e ‘Roupa de casa’. Em cada uma destas categorias, juntam-as peças de roupa, com a possibilidade de comprar packs de limpeza.

Por exemplo, lavar e engomar um conjunto de cinco camisas fica por 8,99 euros, três pares de calças custa 5,49 e um casaco simples, 2,6 euros. Num «futuro próximo», a Dona Rosa também vai conseguir «lavar e tratar cortinas e tapetes». De acordo com Rodrigo Ruiz e Tomás Noronha, a roupa fica «pronta em 48 horas e é entregue no terceiro dia», das 16 à meia-noite.

Também é possível comprar um saco com capacidade para seis quilos de roupa onde podemos juntar várias peças para lavar, secar e dobrar: 13,99 euros. O valor mínimo para fazer qualquer encomenda é sempre de vinte euros (sem taxa de recolha e entrega), com o pagamento a poder ser feito por MBWay, entidade/referência e cartão de crédito.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].