Quando passam quase dez anos depois de ter lançado o seu primeiro vinho sem álcool, o Lancers Free, chegam três referências, com uma nova marca: O%riginal.
Será um vinho sem álcool uma ideia assim tão descabida como parece à primeira vista? Segundo António Maria Soares Franco, administrador da produtora de Azeitão José Maria da Fonseca, os consumidores têm tido interesse por este tipo de bebida.
«Começámos a sentir que há uma procura crescente por vinhos sem álcool ou com uma taxa de álcool mais reduzida e, por isso, decidimos fazer uma aposta mais forte com uma marca mais transversal», disse o administrador ao Dinheiro Vivo, em Março de 2019.
Técnica de desalcoolização chama-se ‘spinning cone’
Nesta altura, António Maria Soares Franco prometia uma nova marca que até chegaria antes do Verão de 2019, mas o lançamento não chegou a acontecer e só agora aparece esta novidade: a O%riginal, com três vinhos sem álcool.
O tinto, o branco e o rosé O%riginal (todos de 2018) têm uma taxa muito baixa de álcool (não é 0% absoluto) que faz com que a marca os possa vender com este argumento – são apenas 0,5% de teor alcoólico.
Estes três vinhos são produzidos a partir de um processo físico de desalcoolização numa coluna chamada spinning cone. «Esta técnica remove o álcool através de uma destilação em baixa temperatura, mantendo os aromas e sabores naturais das catas utilizadas», explica a José Maria da Fonseca. O vídeo que explica o processo pode ser visto aqui em baixo.
Todos os vinhos para beber frescos, a cinco graus
Em relação às características de cada vinho, o O%riginal Tinto é produzido a partir da casta Syrah: «É suave, com aromas a ameixa, cereja preta e mirtilos»; já o Branco é «cítrico e floral, suave, frutado e refrescante». Finalmente, o Rosé mostra uma «tonalidade viva e aroma exuberante a framboesas e morangos».
A José Maria da Fonseca recomenda ainda que todos os vinhos O%riginal sejam bebidos frescos, a uma temperatura de cinco graus. O preço é de 4,99 euros e todos estão à venda na loja on-line da produtora.