LG começa a vender a sua televisão OLED 8K em Portugal – são quase 350 euros por polegada

©LG TV OLED 8K Portugal
©LG TV OLED 8K Portugal

A LG disponibilizou em Portugal a sua televisão OLED 8K, mais de meio ano depois de ter começado as vendas globais. Esta TV tem 88 polegadas e custar custa cerca de quinze vezes mais que uma OLED 4K.

O 4K até pode não ser ainda o padrão de muitos conteúdos e nem sequer há ainda emissões de televisão em Portugal neste formato, mas já é possível comprar uma TV 8K OLED da LG.

Esta televisão serve, essencialmente como uma demonstração de tecnologia da marca coreana, uma vez que não terá grande uso prático na actualidade, dado a escassez de conteúdos em 8K

TV 8K OLED da LG custa 350 euros por polegadas: tem 88″

Ainda assim, quem quiser ter em casa uma das melhores TV actualmente disponíveis no mercado, pode ir a uma loja Worten, Rádio Popular e El Corte Inglés e levar a conta bancária bem recheada.

Estas são as únicas três lojas em Portugal que têm, neste momento, uma LG TV 8K OLED 88Z9PLA Smart TV AI à venda: a mais barata está na Rádio Popular e custa 25 499 euros. Nas outras duas, é mais cara cinco mil euros: 29 999 na Worten e trinta mil euros certos no El Corte: são quase 350 euros por polegada (a TV tem 88″).

O 8K é uma resolução que oferece quatro vezes mais detalhes que o 4K e dezasseis vezes mais que o HD 1080p. Entre as principais características desta LG de 88 polegadas está o sistema de som Dolby Atmos e um processador de inteligência artificial Alpha 9, que é capaz de fazer upscaling de conteúdos 4K em 8K.

O que é a tecnologia OLED da LG?

OLED é uma sigla que significa Organic Light-Emitting Diode e é uma tecnologia que emprega uma camada com um composto orgânico que emite luz quando é sujeito a corrente eléctrica. Esta tecnologia é usada em ecrãs, sejam eles de televisores ou de dispositivos móveis.

Entre as vantagens principais desta tecnologia está a possibilidade de se criarem dispositivos mais finos. Isto acontece porque, ao contrário da tecnologia LCD, os ecrãs OLED dispensam a presença de um sistema de retroiluminação visto que são os elementos que compõem os pixéis que emitem a luz.

Outra das vantagens são o menor consumo energético em relação aos LCD com retroiluminação LED e um contraste maior, devido também ao facto de não ser usado nenhum sistema de retroiluminação.

OFICIAL: LG fora do MWC devido ao surto do Coronavírus

No mesmo dia em que anunciou o início das vendas da televisão 8K OLED 88Z9PLA Smart TV AI, a LG anunciou que não vai participar na edição deste ano do Mobile World Congress em Barcelona, uma feira dedicada a smartphones e tecnologia móvel.

Em comunicado, a marca explicou esta decisão como uma forma de evitar «expor centenas de funcionários da LG ao risco de contágio em viagens internacionais». Para já, a organização do MWC mantém a feira, que acontece na Cidade Condal entre 24 e 27 de Fevereiro.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].