Zomato compra operação da Uber Eats na Índia e passa a entregar refeições em nome próprio

Apps Zomato e Uber Eats
Apps Zomato e Uber Eats

É uma autêntica “bomba” no mercado das apps de comida. Na Índia, a Uber Eats foi comprada pela Zomato por um valor que estará entre 145 e 180 milhões de euros.

«Comprámos a Uber Eats e somos agora os líderes incontestáveis de mercado na entrega de refeições na Índia». É assim que Deepinder Goyal, o fundador e CEO da Zomato anuncia um negócio que que torna, ainda, a Uber dona de 9,99% desta app (actualmente, a Zomato está avaliada em 3,20 mil milhões de euros).

Com esta compra, todos os clientes da Uber Eats India passam agora a ter conta automática na Zomato – os dados de login são os mesmos. No que respeita aos estafetas, Deepinder Goyal garante que serão todos integrados na empresa.

Negócio Zomato-Uber é muito específico do mercado indiano

O negócio entre a Uber Eats e a Zomato parece, à primeira vista muito específico do mercado indiano e asiático. Primeiro, vem na sequência da saída da aplicação de entrega de refeições de vários países asiáticos, como a China e a Coreia do Sul; segundo, esta transacção é bastante bem enquadrada por Deepinder Goyal na realidade do mercado deste país.

«A concorrência neste sector vai continuar a ser intensa e o mercado da entrega de refeições continua a ser muito pequeno, comparado com o mercado geral dos serviços ligados a comida, na Índia». Isto pode ser, portanto, um indicador de que a estratégia da Uber e da Zomato não deverá ser replicada no Ocidente, pelo menos no curto e médio prazo.

Na Índia, a Uber Eats tinha uma operação há dois anos, que agora chega ao fim. «Vai continuar a ser um mercado importante para nós e vamos continuar a investir nas viagens de automóvel, onde somos líderes neste país. Ficámos impressionados com a capacidade de crescimento económico sustentável da Zomato e desejamos-lhes sucesso», disse Dara Khosrowshahi, CEO da Uber.

©Zomato Uber Eats - Togheter is Better

“Novos” clientes indianos da Zomato ganham três meses Gold

Segundo o site Android Police, este negócio envolveu um valor entre 145 e 180 milhões de euros e vai permitir à Zomato concorrer de forma mais forte com a actual líder do mercado indiano nas entregas de refeições, a Swiggy.

Para assinalar esta compra da Uber Eats pela Zomato, esta app tem duas ofertas para os clientes que transitam de uma app para a outra: 50% de desconto em três encomendas, três meses grátis de Zomato Gold.

Zomato Uber Eats India ©Android Police

O TRENDY contactou a Zomato Portugal para ter uma reacção sobre esta aquisição e saber se esta estratégia podia ser replicada, no futuro, concretamente em Portugal, mas a empresa optou por não fazer comentários.

Falta agora a reacção da Uber Portugal, que também foi convidada a analisar este negócio – assim que a tivermos, este artigo será actualizado.

ARTIGO EM ACTUALIZAÇÃO.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].