A Herdade está fora dos Óscares 2020, mas há outro filme português que pode trazer a estatueta para casa

Tio Tomás Contabilidade Dias ©Regina Pessoa
Tio Tomás Contabilidade Dias ©Regina Pessoa

A Herdade não conseguiu ficar na short-list dos dez filmes estrangeiros nomeados para o Óscar, mas há outra obra nacional que pode, pela primeira vez, ganhar a estatueta dourada.

No princípio de Setembro, a Academia Portuguesa de Cinema anunciava a indicação de A Herdade para os prémios de Hollywood, mas ainda não é desta que vamos ver um filme português a ganhar um Óscar para Melhor Filme Estrangeiro.

A Herdade acabou por não conseguir entrar na lista final dos dez nomeados para esta categoria, mas Portugal ainda tem uma esperança de ver um filme trazer o galardão para casa.

Filme de Regina Pessoa é uma homenagem ao seu tio Tomás

É a curta de animação Tio Tomás e a Contabilidade dos Dias, realizado por Regina Pessoa e produzido por Abi Feijó, que pode fazer com que isto aconteça, já que está na short-list dos dez nomeados para Melhor Curta-Metragem de Animação.

Uncle Thomas: Accounting for the Days (como aparece na lista dos nomeados finais dos Óscares 2020) tem agora de convencer os júri e passar para a lista de cinco filmes finais que pode pode, efectivamente, ganhar a estatueta dourada.

Este filme de animação de treze minutos é uma homenagem de Regina Pessoa ao seu tio Tomás, a partir das «memórias afectivas e visuais» da sua infância: «Com este filme, gostaria de testemunhar como não é preciso ser-se alguém para se ser excepcional na nossa vida», diz a realizadora.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].