A Nestlé está a dar um seguimento em grande plano à parceria “perpétua” que fez com a Starbucks no Verão do ano passado. O mais recente fruto deste casamento é a gama de cafés At Home para as máquinas Nespresso e Dolce Gusto.
Muitas pessoas podem não saber desta curiosidade, mas a Nestlé tem os «direitos perpétuos para a comercialização de qualquer produto Starbucks em hiper e supermercados», revelou ao TRENDY Teresa Mendes, directora de café para retalho da Nestlé Portugal.
Ver café Starbucks à venda nestas superfícies não era, até agora, propriamente uma novidade – as zonas de frio de Continente e Jumbo, por exemplo, já tinham vários lattes em copo e garrafa. Em Janeiro de 2018, ainda antes desta parceria, a Starbucks já tinha também lançado as suas cápsulas compatíveis com Nespresso.
Fora de hiper e supermercados, as lojas da marca também já vendiam embalagens de café (em grão e moído) para podermos fazer bebidas em casa, mas agora toda a oferta da marca muda no retalho e passa s chamar-se ‘Startbucks At Home’.
Tal como tínhamos avançado em primeira mão, uma das novidades são as cápsulas para máquinas Dolce Gusto, de entre as quais se destacam o Caramel Macchiato e o Capuccino: ambas vão custar 4,79 euros, precisamente um euro menos que as bebidas equivalentes da Nestlé para a mesma máquina. É curioso, por isso, que o Continente tenha, neste momento, os originais Café com Leite Caramel Macchiato e Cappuccino em versão Super Preço a 4,29 euros.
Resta saber se esta “canibalização” de produtos dentro da oferta da mesma empresa vai continuar durante muito tempo ou se os novos Starbucks vão acabar por, lentamente, tomar o lugar das bebidas Dolce Gusto que já estavam no mercado. Esta última realidade, para já, é posta de lado por Teresa Mendes: «Há espaço para todas as bebidas no nosso portfólio e consumidores para ambas as versões», justificou a directora da Nestlé.
Ainda para Dolce Gusto, Starbucks chega ainda com cafés tradicionais, sem leite, nas versões Single Origin Colombia, Espresso Roast e Blonde Roast. Para as outras máquinas da Nestlé, as Nespresso, também há novidades.
Se, até aqui, apenas havia as chamadas ‘cápsulas compatíveis’, agora são totalmente originais Nespresso, em alumínio. Para esta máquina, a Starbucks passa a ter cinco sleeves: Blonde Roast, House Blend, Espresso Roast, Pike Place Roast e Espresso Decaf. No mesmo hipermercado, o preço é de 3,99 euros. Lembre-se que estas sleeves passam a ser a únicas oficiais Nespresso a ser vendidas no grande retalho, uma vez que a marca aposta apenas no online e nas lojas físicas próprias para as restantes versões.
Finalmente, o retalho passa ainda a contar com embalagens de café em grão, o que significa que os clientes precisam de ter um moinho em casa para poderem, depois, usar uma cafeteira. Aqui há apenas três blends: Blonde Espresso Roast, Pike Place Roast e Espresso Roast (neste lançamento, será um exclusivo do Continente).
Os cafés Starbucks at Home juntam-se às outras marcas Nestlé que já estavam disponíveis em super e hipermercados: Sical, Buondi e Nesquick, além das cápsulas de chá Marrakech Style.