Em parceria com a Agência para a Modernidade Administrativa, a Vodafone é a «primeira operadora» a disponibilizar o acesso a quatro serviços públicos pela box de TV.
A renovação do Cartão de Cidadão, que tem dado dores de cabeça a tanta gente, a marcação de uma consulta no SNS, ver receitas emitidas, aderir à Chave Móvel Digital e tirar senhas para o IMT ou o IEFP são os serviços que a Vodafone vai disponibilizar na sua box.
Isto acontece depois de uma parceria com a Agência para a Modernidade Administrativa (no âmbito do Programa Simplex) e torna a Vodafone a primeira operadora a disponibilizar o acesso a vários serviços públicos na TV.
A app ‘Serviços Públicos’ pode ser encontrada na box – basta carregar no botão ‘Menu’ do comando e navegar até ao separador ‘Apps’, onde vai estar esta nova opção. Para já, e a partir desta semana, estarão apenas disponíveis dois recursos
Um dos primeiros é a adesão à Chave Móvel Digital que, depois de pedida pela box, será confirmada através carta, enviada pela Agência para a Modernidade Administrativa.
O outro serviço é a emissão de senhas electrónicas para entidades públicas, como o Instituto do Emprego e Formação Profissional, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes ou a Segurança Social. Depois de pedida a senha pela TV, é enviado um SMS para confirmar a atribuição de uma senha.
Depois destes, já há novos serviços programados para ficarem disponíveis nesta app da box da Vodafone: a renovação do Cartão de Cidadão, a alteração de morada, a marcação de consultas médicas e possibilidade de ver receitas ou outras prescrições passadas em nosso nome.
Contudo, a operadora não deu uma data concreta para disponibilizar estes serviços e confirmou apenas que será «nos próximos meses».