Os dias de tempestade que se vivem fora das quatro linhas, no futebol português, conheceram ontem um episódio caricato: uma agência de comunicação processou o Benfica e pediu vouchers como compensação.
A história, mais um episódio triste relacionado com acusações entre clubes de futebol, pode ser difícil de compreender para quem não tem estado atento às polémicas que têm rodeado o SL Benfica.
Vamos tentar ser breves: depois de a PJ ter investigado o clube na sequência do caso dos e-mails, e até de ter constituído um arguido ligado à estrutura do SLB (Paulo Gonçalves), alguns blogues começaram a atacar o Benfica quase todos os dias.
Para tentar lidar com estes ataques feitos na Internet, o Benfica constituiu um Gabinete de Crise, liderado por Luís Bernardo (assessor de comunicação do clube de Lisboa).
Dois desses blogues, Mister do Café e Mercado de Benfica Polvo, caíram na mira deste Gabinete de Crise, que decidiu processar João Capitão (na foto, em baixo, à esquerda) e Miguel Rato, colaboradores da agência de comunicação YoungNetwork, e também visar a própria agência por «colaborar com o Sporting».
A razão tem que ver com o facto de o Benfica garantir que João Capitão está por trás destes blogues. Há um pormenor a juntar a esta história: a YoungNetwork é a agência de comunicação do Sporting e o blogue Mister do Café é pró-clube leonino.
Ontem, como resposta ao processo entreposto pelo Benfica, a YoungNetwork emitiu um comunicado onde revela a intenção de processar o clube da Luz, por considerar que o SLB tinha caluniado a agência.
«A YoungNetwork decidiu processar individualmente Luís Bernardo, Pedro Guerra e outras figuras menores do departamento, que serão chamadas a provar os factos falsos que produzem. Talvez para elas seja fácil provar factos que não existem».
Mas o melhor vem depois: «A YoungNetwork irá pedir em Tribunal uma indemnização cível» – mas o que pede a agência processada pelo Benfica?
Se possível, um pagamento em «vouchers da Catedral da Cerveja, camisolas do Benfica autografadas pelo plantel e lugares na Tribuna Presidencial (incluindo catering)».
Ou seja, e num tom sarcástico, tudo aquilo que está na base das polémicas que têm afectado o Benfica e que acabou por accionar investigações do Ministério Público.
A YoungNetwork assegura ainda que o «produto da indemnização» será «distribuído pelos muitos benfiquistas que trabalham e bem» na agência.
O tom de gozo deste comunicado não se fica por aqui. A terminar, a YoungNetwork remata: «Se o Tribunal der razão à YoungNetwork, mas a indemnização for paga em dinheiro, a YoungNetwork doará a sua totalidade à Fundação Benfica, para mitigar os efeitos das ações praticadas pelo departamento de comunicação do Clube, seguramente à margem de qualquer controlo da Direção».
Há gente criativa na YoungNetwork. Mas é pena que muita dessa criatividade não seja usada, por exemplo, para enviar alguns press releases em Word ou PDF, em vez de num ficheiro em PowerPoint.