António Coelho é o vencedor do Prémio Nacional dos Sony World Photography Awards 2018

António Coelho - Solitude
António Coelho - Solitude

O português António Coelho estava na corrida para conquistar um prémio nos Sony World Photography Awards 2018, no Concurso Aberto, mas acabou por ganhar um dos 63 prémios nacionais.

A Sony revelou hoje os vencedores nacionais do seu Concurso Aberto e dos Prémios Nacionais dos Sony World Photography Awards de 2018.

António Coelho ganhou o Prémio Nacional (vai receber uma máquina fotográfica da Sony) com um autorretrato num bosque: Solitude. O autor captou a imagem durante um dos seus «habituais fins de semana a caminhar pelo bosque» para fotografar cogumelos.

No entanto, António Coelho diz que acabou por encontrar «a luz perfeita para fotografar um autorretrato». O vencedor nacional vai agora estar presente em Londres, no dia 19 de Abril, para a cerimónia de entrega dos Sony World Photography Awards.

«Sinto-me verdadeiramente honrado. Ao competir com fotógrafos de todo o mundo nos Prémios, espero dar alguma visibilidade ao meu trabalho a uma escala global», disse António Coelho.

O mesmo António Coelho tinha também concorrido no Concurso Aberto com uma fotografia de um livro com imagens em 3D de M.C. Escher na categoria ‘Melhorada’.

Ainda nesta competição estava Adriano Neves com a fotografia ‘Gold’ que mostrava o reflexo da Torre Eiffel nas janelas do Palais de Chaillot, no Trocadero, ao nascer no Sol.

Ambos estavam num grupo de “recomendados” para ganhar um prémio nas suas categorias, mas acabaram por não chegar à shortlist de onde saíram os vencedores do Concurso Aberto do Sony World Photography Awards de 2018. Esta é a lista final dos premiados:

Arquitetura: Andreas Pohl (The Man and the Mysterious Tower)
Cultura: Panos Skordas (Young Minotaur)
Melhorada: Klaus Lenzen (Every Breath you Take)
Paisagem e Natureza: Veselin Atanasov (Early Autumn)
Movimento: Fajar Kristianto, indonésio, com a fotografia The Highest Platform)
Retrato: Nick Dolding, britânico, com a fotografia Emile)
Natureza Morta: Richard Frishman (Sunday Buffet at Jerry Mikeska’s BBQ)
Fotografia de Rua: Manuel Armenis (Old Friends)
Viagem: Mikkel Beiter (Shapes of Lofoten)
Vida selvagem: Justuna Zduńczyk (An Unexpected Meeting)

As imagens de todos os fotógrafos vão ser exibidas na exposição dos Sony World Photography Awards, em Londres, entre 20 de Abril e 6 de Maio de 2018.

Os vencedores do Concurso Global e do Concurso Profissional serão revelados no dia 19 de Abril de 2018.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].