Festival Rescaldo 2018
Festival Rescaldo 2018

Festival Rescaldo 2018 com concertos na Culturgest e no Panteão Nacional

O Festival Rescaldo 2018 vai decorrer sob o signo do 11: esta vai ser a 11.ª edição e vai haver 11 concertos. Os espectáculos decorrem entre o Panteão Nacional e a Culturgest.

Dedicado em exclusivo a músicos portugueses, o Festival Rescaldo deste ano vai fazer uma retrospectiva das bandas que «mais música aventureira produziram nos últimos meses». A organização espera ainda, «sem dúvida» que estas bandas sejam os «novos nomes que vão marcar a cena musical portuguesa no futuro próximo».

O Rescaldo começa dia 16 de Fevereiro (sexta-feira) no Pequeno Auditório da Culturgest, com o concerto de lançamento do novo disco da violinista e violetista Maria da Rocha, Beetroot.

Na mesma noite sobem também ao palco Diana Combo, Rafael Toral e Pedro Centeno para apresentar Mínimo de Obstrução II, a segunda parte de um projecto criado em 2017 e que teve como base a comemoração do centenário da Conferência Futurista de Almada Negreiros. Este espectáculo junta declamações e poesia à bateria, à electrónica e a uma roda de bicicleta modificada.

Sábado, o segundo dia do Festival (17 de Fevereiro), a noite começa com um concerto da violoncelista e cantora Joana Guerra, que vai revisitar o seu álbum de 2016, Cavalo de Guerra.

Depois será a vez de Harmonies, uma banda composta por Joana Gama, Luís Fernandes e Ricardo Jacinto. O projecto nasceu por ocasião dos 150 anos do nascimento do francês Erik Satie.

Finalmente, dia 18 de Fevereiro (Domingo), é o Panteão Nacional a receber um concerto de Joana Gama, a mesma integrante dos Harmonies. O fim-de-semana seguinte volta a ser altura de Rescaldo com duas noites em dose tripla na Garagem da Culturgest.

Pode ver o programa completo o Festival Rescaldo 2018, em PDF, aqui.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].