Festival Rescaldo 2018 com concertos na Culturgest e no PanteĆ£o Nacional

Festival Rescaldo 2018
Festival Rescaldo 2018

O Festival Rescaldo 2018 vai decorrer sob o signo do 11: esta vai ser a 11.ĀŖ ediĆ§Ć£o e vai haver 11 concertos. Os espectĆ”culos decorrem entre o PanteĆ£o Nacional e a Culturgest.

Dedicado em exclusivo a mĆŗsicos portugueses, o Festival Rescaldo deste ano vai fazer uma retrospectiva das bandas que Ā«mais mĆŗsica aventureira produziram nos Ćŗltimos mesesĀ». A organizaĆ§Ć£o espera ainda, Ā«sem dĆŗvidaĀ» que estas bandas sejam os Ā«novos nomes que vĆ£o marcar a cena musical portuguesa no futuro prĆ³ximoĀ».

O Rescaldo comeƧa dia 16 de Fevereiro (sexta-feira) no Pequeno AuditĆ³rio da Culturgest, com o concerto de lanƧamento do novo disco da violinista e violetista Maria da Rocha, Beetroot.

Na mesma noite sobem tambĆ©m ao palco Diana Combo, Rafael Toral e Pedro Centeno para apresentar MĆ­nimo de ObstruĆ§Ć£o II, a segunda parte de um projecto criado em 2017 e que teve como base a comemoraĆ§Ć£o do centenĆ”rio da ConferĆŖncia Futurista de Almada Negreiros. Este espectĆ”culo junta declamaƧƵes e poesia Ć  bateria, Ć  electrĆ³nica e a uma roda de bicicleta modificada.

SƔbado, o segundo dia do Festival (17 de Fevereiro), a noite comeƧa com um concerto da violoncelista e cantora Joana Guerra, que vai revisitar o seu Ɣlbum de 2016, Cavalo de Guerra.

Depois serĆ” a vez de Harmonies, uma banda composta por Joana Gama, LuĆ­s Fernandes e Ricardo Jacinto. O projecto nasceu por ocasiĆ£o dos 150 anos do nascimento do francĆŖs Erik Satie.

Finalmente, dia 18 de Fevereiro (Domingo), Ć© o PanteĆ£o Nacional a receber um concerto de Joana Gama, a mesma integrante dos Harmonies. O fim-de-semana seguinte volta a ser altura de Rescaldo com duas noites em dose tripla na Garagem da Culturgest.

Pode ver o programa completo o Festival Rescaldo 2018, em PDF, aqui.

ComeƧou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrĆ£ tĆ”ctil e praias selvagens do Alentejo. Ɖ editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo PaĆ­s em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].