Vanessa Fidalgo lança livro sobre lugares abandonados em Portugal

A jornalista Vanessa Fidalgo, que já publicou livros como Histórias de Um Portugal Assombrado ou 101 Lugares para Ter Medo em Portugal, tem uma nova obra que conta a histórias de locais abandonados.

Acostumada a escrever sobre o oculto, a Vanessa Fidalgo aprsenta mais um livro onde esta temática acaba também por ser abordado, na medida em que alguns dos locais abandonados tem histórias assustadoras.

É o que acontece por exemplo com a Quinta do Comandante, em Oliveira de Azeméis. «Numa certa noite, o comandante Batista de Carvalho juntou um grupo de amigos e familiares para uma festa. A meio do jantar levantou-se, dirigiu-se ao quarto, pegou num revólver e suicidou-se», conta Vanessa Fidalgo.

Para escrever o livro Lugares Abandonados de Portugal, a jornalista viajou de Norte a Sul do País para contar episódios por detrás do abandono de aldeias inteiras, estações ferroviárias, mansões e palacetes.

«Saber o que foi aquele lugar, quem ali viveu, o que aconteceu e porquê, perceber o que restou de tudo isso, do que nos falam os escombros ou as paredes que se mantiveram de pé, foi o objetivo de Vanessa Fidalgo com este trabalho», explica a editora Esfera dos Livros.

Lugares Abandonados de Portugal fica à venda dia 8 de Setembro e custa 14,85 euros na Fnac.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].