Música clássica, com humor, para descomprimir no Palácio de Queluz

Quem disse que a música clássica tem de ser secante? A Orquestra Barroca Casa da Música vai levar Haydn e Mozart ao Palácio de Queluz, e o humor vai ser um «importante e inesperado ingrediente».

É já no próximo dia 27 de Setembro que voltam as Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie a este monumento nacional. A música, no dia de “arranque”, fica por conta da Orquestra Barroca Casa da Música, que traz até Sintra uma selecção de obras de Mozart e de Haydn.

Mas nem só de música clássica vai viver o primeiro dia das Noites de Queluz. O concerto vai chamar-se ‘De Viena, (não só) com Humor’, o que deixa antever um serão mais divertido que o que é normal em actuações de orquestras.

O que vai acontecer, serão apontamentos humorísticos sob forma de obras escritas por Mozart e Haydn: uma delas é a ‘Brincadeira Musical’, na qual Mozart «escreve propositadamente mal, para imitar os maus músicos e maus compositores da Viena do seu tempo», explica a organização.

Para reforçar esta componente, será ainda tocado o último andamento da Sinfonia ‘O Distraído’, de Haydn, em que os violinistas «param de repente de tocar, pois, de tão distraídos, esqueceram-se de afinar os instrumentos atempadamente!».

O concerto de abertura das Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie começa às 21:30, na Sala do Trono do Palácio Nacional de Queluz. Além destas peças, a orquestra toca ainda a Sinfonia n.º 29 de Mozart e a
Sinfonia n.º 45, de Haydn.

Depois, os concertos regressam ao Palácio Nacional de Queluz em mais sete datas, até 29 de Outubro, com o palco na Sala do Trono e na Sala da Música.

Os bilhetes podem ser comprados online, nos sites dos Parques de Sintra e na loja Blue Ticket. A programação completa pode ser vista aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].