Amarante: Hotel Silva transforma-se em Des Arts – Hostel & Suites

Com um projecto de Francisca Fonseca e Roberto Feitosa, o antigo Hotel Silva renovou-se e agora surge com um novo nome e conceito: Des Arts – Hostel & Suites.

A história do Hotel Silva é também uma história de família com poesia nas veias. O poeta é Teixeira de Pascoais e a descendente é Francisca Fonseca, que decidiu regressar às origens depois de viajar por todo o mundo.

O edifício, que foi o primeiro hotel da região, foi recuperado e renovado por Francisca e pelo marido, Roberto Feitosa, que agora surge com uma «ligação mais forte» à «arte e à cultura».

Foi assim que nasceu o Des Arts – Hostel & Suites, debruçado sobre o Tâmega, no centro da cidade. A ligação à arte é feita com o pormenor de cada quarto ter o nome de um pintor ou escritor e de «contar um pouco da sua história», diz Francisca Fonseca.

No jardim, também há arte: este espaço ao ar livre foi desenhado com base num quadro Amadeo de Souza-Cardoso, natural de Amarante. «Além disso, está prevista uma dinâmica programação cultural, aberta à cidade, desde concertos, exposições, projecções de filmes», sublinha a responsável.

O novo Des Arts – Hostel & Suites também tem como objectivo «estabelecer uma forte ligação com o destino», ou seja, tanto como Amarante como com toda a região.

Entre as actividades estão o aluguer de bicicletas (4 euros/dia), visitas a quintas de vinho e passeios pela Natureza, com passagem pela Serra do Marão, pelo Parque Natural do Alvão e junto ao Douro.

Memória do Hotel Silva continua viva no des Arts

A reconversão do Hotel Silva em Des Arts – Hostel & Suites contemplou a criação de quinze suites e nove camaratas, incluindo quatro premium de duas camas (beliche) e cinco que vão desde seis a doze camas.

«A ideia é proporcionar uma experiência descontraída e informal, mas com o máximo conforto e uma forte ligação à cidade», explica Francisca Fonseca.

No Des Arts, a cozinha e sala de jantar são comunitárias, para que os hóspedes possam preparar as suas próprias refeições e «se sentirem em casa». O hotel tem ainda um bar, aberto ao público e com vista para o rio Tâmega, que foi decorado para ser «confortável e descontraído como uma sala de estar».

Na recuperação do edifício, Francisca e Roberto reaproveitaram madeiras, móveis e objectos do antigo Hotel Silva que agora se podem encontrar nos corredores do Des Arts – Hostel & Suites, muitos deles convertidos em novas peças e com outras finalidades.

«A sustentabilidade é uma das nossas principais preocupações. Queremos adoptar um modelo com o mínimo consumo energético e impacto ambiental»», conclui Francisca Fonseca.

O Des Arts – Hostel & Suites fica na Rua Cândido dos Reis. Para contactar o hotel pode usar o e-mail [email protected] ou o telefone 255 095 951. As reservas podem ser feitas no site Booking.com, aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].