A empresa francesa Verallia lanรงou uma competiรงรฃo de criatividade em Portugal para encontrar novos formatos de garrafas de vinho. A organizaรงรฃo recebeu quase cem participaรงรตes.
Criada em 1972, a Verallia รฉ um grupo internacional que detรฉm vรกrias marcas e que tem como actividade principal a produรงรฃo de garrafas para os mais variados fins.
A histรณria da marca estรก ligada a Portugal, uma vez que em 1987, a Verallia adquiriu a unidade de produรงรฃo Vidreira do Mondego (Figueira da Foz).
Anualmente, a Verallia promove vรกrias competiรงรตes e, este ano, trouxe os Verallia Design Awards a Portugal. O desafio era fazer com que alunos de cursos ligados ร s artes criassem um novo formato de garrafa de vinho.
A grande vencedora foi Adriana Ferreira, da Escola Superior de Educaรงรฃo do Instituto Politรฉcnico de Coimbra, curiosamente um curso que pouco tem que ver com design.
Adriana Ferreira conquistou o jรบri com a 30, uma proposta que indica o รบltimo copo que a garrafa vai poder servir. ยซOlhando para ela, deparamo-nos com uma parte transparente que representa 30 cl, o equivalente a um copo de vinho mรฉdioยป, explica Adriana Ferreira.
ยซQuando comeรงarmos a avistar a sua transparรชncia temos consciรชncia de que aquele serรก o nosso รบltimo copo de vinho, que o momento degustativo acabarรก em breveยป, diz a aluna do Politรฉcnico de Coimbra.
O segundo lugar foi para a garrafa Alchemy, de Hugo Martins, da
Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha do Instituto Politรฉcnico de Leiria.
Hugo Martins apresentou um projecto com socalcos no pescoรงo para uma ยซmaior aderรชncia quando se vai a manusear ou a transportar a garrafa, dando mais seguranรงa ao utilizadorยป.
O aluno quis, tambรฉm, criar algo que representasse o ato da transformaรงรฃo da uva em vinho: ยซNada melhor do que o conceito de de espremer a uva para extrair o seu nรฉctar e obter o vinhoยป.
A fechar o pรณdio esteve Bartolomeu Rodrigues com a garrafa Regresso ao Passado. O tambรฉm aluno da Escola Superior de Educaรงรฃo do Instituto Politรฉcnico de Coimbra submeteu um design que consistia ยซem voltar no tempo, ร รฉpoca do Sรฉc. XVIII, em que luxo e a ostentaรงรฃo eram as palavras na modaยป.
ยซO design da garrafa foi todo ele pensado de forma a incorporar esses dois pontos num รบnico objecto, onde seriam visรญveis tanto a representaรงรฃo simbรณlica do vestuรกrio como a grandeza fรญsica dos indivรญduos pertencentes ร s classes mais altasยป, explicou Bartolomeu Rodrigues.
Pode ver todos os projectos submetidos a concurso neste PDF, assim como outros prรฉmios atribuรญdos pela Verallia ร s participaรงรตes recebidas.