Spitz, Gross ou Phelps: quem é o mais rápido de sempre a nadar mariposa?

O canal de desporto Eurosport recorreu a uma solução tecnológica que permitiu ter três dos maiores nadadores de sempre a competir na mesma piscina.

O vídeo, parte da série Race of Legends não tem qualquer surpresa em termos de desfecho: os tempos dos nadadores que aparecem são conhecidos e qualquer pessoa bem informada sabe, certamente, que será o vencedor.

Contudo, não deixa de ser um vídeo interessante por uma questão – a possibilidade de vermos como a preparação física evoluiu desde 1972, ano em que Mark Spitz colocou nos 54,27 segundos o recorde dos 100 metros mariposa.

Mas o nadador nãos e ficaria por aqui e bateu mais seis recordes mundiais: 100 metros crawl, 200 metros crawl, 20o metros mariposa, 4 x 100 metros estafetas, 4 x 200 metros estafetas e 4 x 200 metros estafetas, 4 x 100 metros estilos estafetas.

O atleta alemão, Mark Andrew Spitz, hoje com 67 anos, ficou conhecido como ‘Mark the Shark’ e tornou-se uma lenda da natação. Durante 36 anos teve o recorde de mais medalhas olímpicas ganhas numa só edição dos Jogos.

Esta marca foi apenas batida em 2008, quando outro nadador, desta vez dos EUA, ter conseguido ganhar oito: precisamente, Michael Phelps.

Já Michael Gross, também alemão, ganhou a alcunha de ‘Albatroz’, devido à envergadura dos seus braços: 2,13 metros, mais que a sua altura (2,01 metros).

Gross destacou-se nos Jogos Olímpicos de Los Angeles (em 1984, onde Carlos Lopes ganhou o Ouro e Rosa Mota, o Bronze, ambos na Maratona), onde ganhou três medalhas de Ouro, duas delas em provas de mariposa. Numa delas, Gross conseguiu um tempo recorde neste estilo: 53,08 segundos

Sobre Michael Phelps, é o atleta mais medalhado sempre dos Jogos Olímpicos, com 28 medalhas ganhas em quatro edições: 2004, 2008, 2012 e 2016. Destas, 23 são de Ouro. Um dos seus feitos, e que serve de mote para este vídeo do Eurosport é o recorde Olímpico em mariposa: 50,58, em Pequim.

No entanto, o actual recordista dos 100 metros mariposa em JO é o taiwanês Joseph Schooling, com a marca de 50,39. Mas como nem só de Olimpíadas se faz a natação, Phelps conseguiu o tempo mais rápido de sempre em mariposa no Campeonato Mundial de Natação: 49,82 segundos.

Phelps, Spitz e Gross são, assim, os protagonistas de mais uma ‘corrida de lendas’ do Discovery. O canal usa uma tecnologia de sobreposição de imagens para dar a ilusão de que os três nadadores estão a competir na mesma piscina.

O desfecho, portanto, não vai surpreender, mas dá, sim, para ter uma ideia de como os atletas evoluíram nos últimos quarenta anos: de um quase amadorismo (Spitz e Gross nem usavam touca) para uma máquina de competição, um atleta esculpido ao pormenor para nadar, como Phelps.


Veja o vídeo no canal de YouTube do TRENDY.


Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].