Mercedes-Maybach G 650 Landaulet: luxo para andar sobre a lama

Os modelos landaulet não são muito comuns na Mercedes, mas quando a marca de Estugarda decide criar um novo automóvel deste género, já se sabe que aí vem luxo e um preço com muitos zeros.

É um jipe? É um SUV? É um jipe-limousine? A Mercedes diz que é um classe G Landaulet. Se nunca ouviu este termo antes, compreendemos perfeitamente: este é um tipo de veículos que caiu em desuso nos tempos mais recentes, uma vez que não tem um formato muito convencional.

Num chassis semelhante ao de uma limousine (o do G 650 tem 5,3 metros), os últimos bancos traseiros são cobertos por uma capota de lona (eléctrica, neste caso), um estilo que vem das carruagens puxadas a cavalos chamadas, precisamente, landaus.

É, portanto, sob forma de uma espécie de limousine cabriolet todo-o-terreno, ou descapotável, que o novo Mercedes-Maybach G 650 Landaulet se vai apresentar ao público no Outono de 2017 e com uma produção limitada a 99 unidades.

A marca alemã não revelou o preço desta bisarma de luxo, mas é fácil chegar à conclusão de que vão estar, pelo menos, cinco zeros na etiqueta, com um número maior ou igual que cinco em primeiro lugar.

Para alimentar o Maybach G 650, a Mercedes aplicou um motor V12 Biturbo com muitos mais cavalos que puxavam os landaus onde o formato da carroçaria foi inspirado: 630.

No interior, há espaço para viajar como se estivesse no sofá lá de casa: os bancos individuais eléctricos são «totalmente ajustáveis» e fazem massagens com o mesmo « «princípio relaxante das pedras quentes», uma vez que até emitem calor.

Mercedes-Maybach G 650 Landaulet

Ainda para os passageiros, está disponível uma consola de grandes dimensões com suportes para bebidas entre os bancos, que podem aquecer ou arrefecer as mesmas. Depois, cada passageiro tem direito a uma mesa, com revestimento a pele, que pode ser rebatida a partir das costas dos bancos dianteiros.

Mas há mais: também nas costas dos bancos dianteiros há dois ecrãs individuais com dez polegadas a servir de sistema de entretenimento.

Tal como aconteceu com as restantes versões do Classe G, o Mercedes-Maybach G 650 Landaulet será igualmente produzido pela Magna Steyr (Graz, Áustria). Esta saber que este veículo de luxo vai ser apresentado mundialmente no Salão Internacional do Automóvel de Genebra (Suíça).

Mercedes-Maybach G 650 Landaulet

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].