As candidaturas para a 12.ª edição daqueles que são considerados como uns dos mais importantes prémios de arte contemporânea em Portugal abrem em Fevereiro.
A Fundação EDP está a preparar-se para abrir as candidaturas da 12.ª edição do Prémio Novos Artistas. Esta é uma iniciativa bienal para «apoiar o talento nacional emergente no domínio das artes plásticas e visuais».
De acordo com as regras da Fundação EDP, podem candidatar-se portugueses residentes ou não em território nacional, sem limite de idade. O período de candidaturas vai decorrer entre 1 e 26 de Fevereiro – o formulário de inscrição vai ficar disponível no site da Fundação EDP.
Os finalistas vão ter a oportunidade de participar numa exposição colectiva no MAAT, que fica patente neste museu ribeirinho entre Junho e Setembro de 2017.
No decorrer da exposição, um júri internacional vai indicar o vencedor, que recebe um prémio de vinte mil euros. A verba deverá ser usada para apoiar a continuação do estudo ou do trabalho de criação e investigação, bem como a sua internacionalização.
Joana Vasconcelos, Leonor Antunes, Vasco Araújo, Carlos Bunga, João Maria Gusmão e Pedro Paiva, João Leonardo, André Romão, Gabriel Abrantes, Priscila Fernandes, Ana Santos e Mariana Silva são alguns dos nomes que já conquistaram este prémio da Fundação EDP.