De Portugal para o Mundo: estes foram os 10 vídeos nacionais mais vistos em 2016!

Como é habitual, assim que um ano se prepara para o ocaso, o YouTube revela os vídeos mais vistos do ano. Em Portugal, há há um nome comum ao primeiro e ao segundo lugar.

O nome ‘Fernando Daniel’ diz-lhe alguma coisa? Provavelmente não, mas é este o protagonista de um dos vídeos portugueses mais vistos do ano no YouTube. O concorrente do The Voice Portugal conquistou os jurados com uma versão da música When We Were Young, de Adele. Com 7,5 milhões de visualizações, este é o vídeo que ocupa o terceiro lugar do pódio.

Em relação aos dois primeiros lugar, o nome em comum é Richie Campbell. O músico português consegue o segundo lugar com o videoclip do tema Do You No Wrong (8 milhões) e o primeiro, num dueto com Nelson Freitas – Break of Dawn é o vídeo português mais visto do ano com mais do dobro das views que o segundo: 19,8 milhões.

O Top 5 fecha-se com o impressionante vídeo da ProBilder, feito com um drone, do Covão do Conchos, na Serra da Estrela (5,9 milhões) e pela paródia da música Dizer Que Não, de Dengaz, feita por Miguel Paraíso e que brinca com o Sporting Clube de Portugal – Eu Queria Ser Campeão (3,5 milhões).

A aberração da “música” nacional Maria Leal, que se deu a conhecer pela TVI, e que foi o bobo da corte de Portugal durante várias semanas, também está na lista com o seu inenarrável Dialetos de Ternura (3,2 milhões).

Sofia Ribeiro, e o seu vídeo a rapar o cabelo, o vídeo da história de vida da Avó Virinha gravado por Carecovzki (A verdadeira mulher da Beira!), o arrepiante texto de Guilherme Cabral sobre a chegada de Portugal à final do Euro e a actuação de João Seabra no Portugal Got Talent são os vídeos que completam a lista dos dez vídeos nacionais mais vistos em 2016 no YouTube.

O TRENDY preparou um vídeo com o Top 10 nacional, com excertos de 15 segundos. Pode vê-lo aqui em baixo:


Veja o vídeo no canal de YouTube do TRENDY.


Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].