Segundo um estudo internacional da Nielsen, os portugueses estão entre os que mais são influenciados pelas promoções. Afinal, quem é que não gosta de um bom pague 1, leve 2?
O número é expressivo: 3/4 dos portugueses confessa que «consulta e compara promoções antes de entrar num supermercado», de acordo com a consultora Nielsen.
A mesma sublinha ainda que a procura «pelos melhores preços é uma tendência que está a crescer e que se reflecte também a nível global».
Razões para isto? Simples: 47% da população mundial admite que promoções e saldos são «factores decisivos na hora de abrir os cordões à bolsa».
Em relação a Portugal, 77% dos inquiridos a confessam perder algum tempo para encontrar as verdadeiras “pechinchas” (mais 16 pontos percentuais comparativamente à média da EU).
Por cá, além dos tradicionais folhetos que nos enchem as caixas do correio e dos cartões que permitem acumular dinheiro de descontos, também podemos procurar on-line por promoções.
Por exemplo, o KuantoKusta Supermercados permite comparar preços dos hiper e supermercados para ajudar o consumidor a tomar uma decisão.
Os responsáveis pelo site lembram que estes dados estão em consonância com o tráfego que estão a ter no seu site: «Cerca de 30% do tráfego resulta de pesquisas pelas promoções do dia com cada utilizador a passar, em média, um minuto a consultar e a comparar preços», revela João Ângelo, gestor de produto do KuantoKusta Supermercados.
A título de curiosidade, é nas categorias ‘Mercearia Salgada e Doce’, ‘Bébes’, ‘Laticínios’ e ‘Bebidas’ que se regista uma maior procura de promoções neste site. Os supermercados mais procurados nesta tendência são o Continente, o Pingo Doce e o Jumbo.