Nos anos 70, Marcel Bich, fundador da BIC percebeu que o sector de máquinas de barbear se apresentava escasso e inexplorado. Um ano depois de se estrear em França, as lâminas Bic chegaram a Portugal.
«Há quarenta anos os instrumentos disponíveis no mercado eram complicados de utilizar, pouco seguros e caros», lembra a Bic. Em meados dos anos 70, Marcel Bich decidiu que isto tinha de mudar.
Foi então que começou por procurar fornecedores de lâminas, acabando por fechar uma parceria com a empresa grega Violex, conhecida pela qualidade no fabrico de folhas laminadas. O resultado desta colaboração foi o lançamento da primeira máquina de barbear BIC, em 1975, a única com lâmina integrada.
Esta lâmina de barbear chegou ao mercado francês em 1975 com o mesmo preço de uma navalha de qualidade similar. «O preço foi justificado pelo ângulo de corte melhorado e uma lâmina otimizada com um único fio, capaz de barbear tanto como uma lâmina dupla. Eliminando o segundo fio, foi possível cobrir o corpo de plástico», explica a marca.
E o quadragésimo aniversário da chegada da primeira lâmina de barbear da Bic a Portugal comemora-se precisamente em 2016
Ao longo dos anos, as máquinas de barbear Bic foram evoluindo. O primeiro aparelho de depilação feminina foi lançado em 1979, e as primeiras máquinas com duas lâminas – tanto masculinas como femininas – surgiram nos anos 90. Posteriormente, na década de 2000, apresentaram-se modelos mais sofisticados, com três e quatro lâminas.
Depois vieram modelos com lubrificante com leite de coco, Aloe Vera, Vitamina E, para garantir mais suavidade e menos irritação da pele. Entre as outras inovações da Bic destaca-se ainda a tecnologia Flex (com lâminas montadas sobre molas que distribuem e absorvem a pressão dos movimentos).