Luneta filma documentários sobre profissões nostálgicas

A série ‘Retratos de um Ofício’ é o novo trabalho da produtora de vídeos online Luneta. Estes documentários lembram seis profissões em ‘vias de extinção’ em Portugal.

A Luneta, produtora de vídeos online, acaba de lançar a sua primeira série de vídeos independente: Retratos de um Ofício. São seis vídeos de três minutos que «espelham a nostalgia dos profissionais, por saberem que o seu ofício está a cair em desuso, e também a paixão que têm pela sua profissão».

Arnaldo Rosa (sapateiro), António Cabral (alfaiate), Ilídio António (encadernador), Gilberto Marques Grácio (construtor de guitarras portuguesas), Manuel Torres da Silva (estofador) e Manuela Cutileiro (curadora de bonecas) são os protagonistas.

Em cada um dos vídeos, os intervenientes partilham, na primeira pessoa, os motivos que os levaram a abraçar cada ofício e a manterem-se no activo durante décadas. Ao mesmo tempo, os protagonistas contam os segredos destas profissões nostálgicas.

Ana Lobo, fundadora da Luneta, revela que a realização de séries independentes sempre foi um objectivo da produtora de vídeo: «Desde o primeiro dia que queremos contar estórias que apaixonam, que marcam. A produção desta série – e das séries que virão – é uma oportunidade para fazermos aquilo que gostamos, para trabalharmos temas que queremos e, em simultâneo, mostrarmos o que somos capazes de fazer».

Os vídeos podem ser vistos de forma gratuita na página da produtora Luneta, aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].