Até ao dia 7 de Abril, a 8 ½ Festa do Cinema Italiano está instalada em Lisboa. E este ano, a nona edição da festa conta com uma nova sala em Lisboa.
Durante estes dias, é possível ver aquilo que de melhor se faz no cinema italiano, nas salas do Cinema São Jorge e também nos Cinemas UCI – El Corte Inglês.
Além de um programa recheado dos mais recentes filmes, há também espaço para recordar, como uma homenagem a Ettore Scola, um dos mais conhecidos nomes do cinema italiano. O cineasta, que faleceu a 19 de Janeiro, tem em Que Estranho Chamar-se Frederico o seu último, que será exibido novamente na Festa. Será também exibida a nova versão do conhecido filme de Roberto Benigni, A Vida É Bela, que teve direito a uma versão digital. Normalmente, não há lágrima que resista ao enredo do filme, que venceu três Óscares da Academia.
Mas nem só de cinema é feita esta 8 ½ Festa do Cinema Italiano: há um espaço para quem quiser dar os primeiros passos na língua italiana ou a Rota dos Sabores, para experimentar os diferentes paladares de Itália (claro que a Nannarela está metida nisto). São vários os restaurantes aderentes, que escolheram os pratos mais representativos da cozinha italiana.
Esta Festa também é um bom programa para levar os mais pequenos, já que a secção Piccolini tem filmes destinados a esta faixa etária tão exigente.
A 8 ½ Festa do Cinema Italiano passará ainda pelo Porto, Coimbra, Loulé e Caldas da Rainha. Depois de Lisboa, a festa parte para Cascais (15 a 17 de Abril) e Coimbra (18 a 20 de Abril). O Porto é a paragem seguinte, de 21 a 24 de Abril. A Festa do Cinema Italiano passará também por países como Angola, Moçambique e Brasil.