O Harvest Fest e a Harvest Party acontecem em Vila Verde e no Pinhão. Dedicados à cerveja artesanal e ao vinho, estes dois eventos ficam ainda marcados pela gastronomia regional.
Primeiro, a cerveja: até 31 de Agosto, Vila Verde é a “capital” da cerveja artesanal do Norte. O oitavo Harvest Fest, organizado pela Letra, tem mais de cem cervejas e sidras artesanais, num programa que inclui ainda «concertos, showcookings e sessões de humor».
Como acontece em quase todos os eventos deste tipo, a entrada é livre, mas para provar as cervejas é preciso comprar um copo de vidro, que custa três euros. O Harvest Fest tem ainda uma actividade de apanha de lúpulo (foto em baixo), uma caminha ecológica e «pratos típicos em parceria com restaurantes locais».
De Vila Verde, “saltamos” para o Pinhão, onde a Quinta da Roêda vai organizar uma Harvest Party a 12 de Setembro, uma Sexta-Feira. Aqui, o destaque é mesmo a gastronomia, dado que este evento gira muito em torno dos pratos criados pelo chef Milton Ferreira.
No menu estão, entre outros, «salgadinhos tradicionais da região, como a moira de Lamego», Pataniscas de Bacalhau e Gaspacho de Requeijão (nas entradas); seguem-se Bacalhau com Broa de Milho, Arroz de Cabrito no Forno, Frango de Churrasco e pizzas com «queijo da Ilha ou chouriço de Trás-os-Montes».
A isto juntam-se, claro, harmonizações com vinhos do Porto e do Douro de «vários produtores». A Harvest Party começa pelas 18 horas e termina às 23; o preço é de 67 euros, se a reserva for feita até 5 de Setembro, subindo depois para os 75 euros.