Provas de vinhos, visitas, almoço e merenda: estas quintas do Dão e do Douro já têm programas para as vindimas

Estes programas são bastante diferentes: um dura cinco horas e custa 290 euros; o outro fica por 60 euros, com cerca de três horas e meia.

©Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo | Vindima
©Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo

Com preços bastante díspares, os programas de vindimas destas duas quintas da família Amorim começam em Setembro e devem estendem-se até Outubro.

A Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo (Vila Real, Douro) e a Taboadella (Viseu, Dão), anunciaram dois programas de vindimas com corte das uvas, visitas a adegas, provas de vinhos, merenda e almoço.

Contudo, há diferenças grandes entre as duas propostas: na Taboadella, a experiência é mais simples e menos preenchida que na Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, onde o programa se estende por cinco horas.

Neste caso, os participantes começam com o corte de uva, pelas 11 horas, seguindo-se uma «visita à adega com prova do primeiro vinho» e a «prova de vinhos ‘Douro Clássica’» com as referências Reserva Blanc de Noir, Reserva Terroir Blend e Reserva Touriga Nacional.

Um dos pontos altos desta experiência será o almoço no restaurante Terraçu’s, onde o chef André Carvalho segue um conceito de slow food, com pratos que «tiram partido de produtos locais, sazonais e sustentáveis».

©Taboadella | Vindima
©Taboadella

O programa de vindimas da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo estará apenas disponível durante três dias (3, 8 e 15 de Setembro) e tem um preço de 290 euros; as reservas podem ser feitas aqui.

Já na Taboadella, serão três horas e meia com vindima, visita guiada à quinta, prova de vinhos Villae, por 60 euros. Como refeição, haverá uma «merenda», onde estão garantidos enchidos regionais, bolinhas de bacalhau, alheira e carne; sandes de queijo amanteigado da Serra da Estrela e fruta da época.

Neste caso, não são dadas datas concretas para fazer uma reserva, dado que a Taboadella diz apenas que este programa está válido durante as vindimas. Dado que este época, no Dão, pode ir até Outubro, poderá ser possível marcar esta experiência até lá.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].