‘Blair Witch – A Maldição’ é o «maior jogo imersivo de sempre»? Será em Sintra e vai durar… dez horas

Os criadores do jogo prometem uma noite de «pura adrenalina, medo e muito instinto de sobrevivência».

©TRENDY Report / Imagem gerada por IA
©TRENDY Report / Imagem gerada por IA

Há mais um filme de terror a servir de inspiração para uma experiência das Produções Imersivas. Mas, desta vez, a duração é o principal destaque: uma noite completa.

Depois de ‘A Purga‘ e ‘Sexta-Feira 13‘, as Produções Imersivas pegaram no imaginário de outro filme de terror norte-americano para fazer uma adaptação a um jogo. Agora, é ‘The Blair Witch Project’ (1999, Daniel Myrick e Eduardo Sánchez), que dá origem a ‘Blair Witch – A Maldição’.

Este é um falso documentário de terror onde três jovens cineastas se aventuram numa floresta para investigar a lenda local de uma bruxa. Após desaparecerem misteriosamente, apenas as gravações são encontradas, com imagens que mostram o que aconteceu.

O filme destacou-se pelo estilo realista de filmagem na primeira pessoa, com a câmara na mão; por ter inaugurado um novo género, o ‘found footage’; e pelo marketing inovador, que fez com que o público acreditasse que era um documentário verídico. ‘The Blair Witch Project’ teve mesmo um dos maiores lucros de sempre da história do cinema: custou cerca de 50 mil euros e fez 213 milhões de euros.

©Producções Imersivas | Blair Witch
©Producções Imersivas

Nesta experiência, apresentada pelos criadores como o «maior jogo imersivo de sempre», a ideia é passar «dez horas» na Serra de Sintra (onde está a decorrer outra experiência de teatro imersivo, protagonizada por Beatriz Frazão) de «pura adrenalina, medo e muito instinto de sobrevivência». O máximo de participantes, por sessão, é de vinte pessoas.

‘Blair Witch – A Maldição’ vai ter sessões todas as madrugadas de Sábado para Domingo em Outubro (4/5, 11/12, 18/19, 25/26) e no primeiro fim-de-semana de Novembro (1/2). Vai ainda haver uma edição de Halloween, na noite de Sexta-Feira, 31 de Outubro. Os bilhetes custam 48 euros por pessoa e já podem ser reservados por e-mail ou telefone (932 942 400).

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].