A marca brasileira de chinelos e sandálias vai lançar um novo tipo de calçado depois do Verão. Pela primeira vez, vai haver umas Havaianas em poliuretano termoplástico.
A apresentação está marcada para a Copenhagen Fashion Week Primavera/Verão 2026 (4 a 8 de Agosto, na capital dinamarquesa) e será um momento em que a Havaianas abre um «novo capítulo no futuro da criação de produtos, onde ícones culturais podem ser reinventados e ganharem vida de forma imediata».
Pela primeira vez na história da marca, haverá umas Havaianas impressas em 3D, num projecto que tem a parceria da Zellerfeld, uma empresa que actua neste mercado. O seu core é a produção de calçado para várias marcas em zellerFOAM, um material proprietário que é uma forma especial de TPU (poliuretano termoplástico).
A zellerFOAM é «100% reciclável, respirável, lavável e resistente a odores»; este conceito assenta na «impressão de estruturas de malha 3D», o que resulta na criação de «calçado sem costuras, colas ou pontos fracos». Já com marcas como a Moncler ou a Pangaia no seu portfólio, chega, então, a vez de a Havaianas se juntar este “clube”.
O novo modelo de chinelos ainda não é conhecido na sua forma final, mas a Havaianas já partilho esboços da silhueta e uma descrição da mesma: «Preserva os detalhes mais reconhecíveis da marca e antém a textura em grão de arroz, na palmilha. A tira surge reinventada com uma forma arredondada única e uma biqueira escultural».
As Havaianas x Zellerfeld vão ficar disponíveis em cinco cores diferentes a partir de Setembro, com venda exclusiva no site desta empresa de impressão 3D. Aqui, o preço mínimo de um par feito com esta tecnologia é de 119 euros, o que nos dá uma ideia do valor que as novas Havaianas possam vir a ter.