A edição deste ano deste festival de cinema dedicado à produção cinematográfica italiana teve 13 200 espectadores; agora, começa a digressão nacional.
‘Anywhere, Anytime’, de Milad Tangshir (Prémio do Júri); e ‘Il Ragazzo dei Pantaloni Rosa‘, de Margherita Ferri (Prémio do Público) foram os grandes vencedores da 18.ª Festa do Cinema Italiano.
O primeiro filme conta a história de uma «jovem imigrante clandestino e a sua luta para sobreviver em Torino»; o segundo é baseado na «história real do primeiro caso conhecido em Itália de suicídio de um menor provocado por bullying e cyberbullying».
Segundo o júri, ‘Anywhere, Anytime‘ ganhou a distinção máxima pela «forma humilde e profundamente humana com que retrata a vida tal como ela é, evocando o neorrealismo e dando visibilidade a tantas e tantos que permanecem invisíveis nas cidades».
A edição deste ano, que passou por cinco salas de cinema em Lisboa, recebeu «cerca de 13 200 espectadores»; agora, a Festa do Cinema Italiano segue em digressão nacional por mais dez cidades. A primeira é Aveiro, já nos dias 22 e 23 de Abril.