A Associação Il Sorpasso confirmou a 18.ª edição deste festival de cinema dedicado à cultura transalpina que, em Lisboa, vai além de uma simples programação com filmes.
De 9 a 17 de Abril, o Cinema São Jorge, o El Corte Inglés, o Cine-Teatro Turim, o Cinema Fernando Lopes e a Cinemateca Portuguesa voltam a ser as casas desta iniciativa artística italiana.
Por ser a edição que marca a entrada do festival na maioridade, a organização diz é uma «importante etapa de crescimento». Este ano, a Associação Il Sorpasso promete uma «programação rica, diversificada, entusiasta e destemida» que «evoca o sentido de liberdade e autonomia que esta idade comporta».
A abertura da 18.ª Festa do Cinema Italiano arranca com o filme ‘A Grande Ambição’, de Andrea Segre (imagem de destaque), cuja história «narra a vida de Enrico Berlinguer, histórico líder do Partido Comunista Italiano (PCI) e uma das figuras mais marcantes do século XX» deste país.
No programa cabe ainda o ciclo ‘Antonio Pietrangeli, Esse Desconhecido’, com uma retrospectiva que inclui toda a obra deste realizador que, segundo a organização, foi «um dos nomes mais sensíveis e perspicazes do cinema italiano». A sua obra é dominada pela «transição entre o neorrealismo e a commedia all’italiana».
Como tem acontecido nas últimas edições, nem só de cinema vive este festival: em 2025 há um conjunto de AperiFestas, momentos que «convidam a entrar no espírito da Festa com poesia, música e gastronomia italiana». Um dos eventos é o Quizza (quizz e pizza) no restaurante Māteria Pizza & Amore.
Ainda antes do início da Festa do Cinema Italiano, propriamente dita, há um dia (nove horas) dedicado à cultura deste país nos Jardins da Bombarda: «Oficinas e mercado de produtos italianos, muita gastronomia italiana para explorar, bem como uma programação cultural, musical e também infantil».
Depois de terminar em Lisboa, este festival parte pelo País num giro cinematográfico, com passagem por mais de vinte cidades, entre estas Almada, Beja, Coimbra, Loulé, Porto, Cascais e Leiria. Resta dizer que o cartaz deste ano (imagem em cima) é inspirado no cartaz da Campari desenhado por Bruno Munari para a «inauguração do metro em Milão em 1964».
Todas as informações sobre a programação da Festa do Cinema Italiano 2025 podem ser consultadas no site oficial deste evento.