Abril traz o regresso da Festa do Cinema Italiano: há mais de vinte cidades no “giro”, gastronomia e um mercado

Como tem acontecido nas últimas edições, nem só de cinema vive este festival: em 2025 há um conjunto de AperiFestas para "aquecer".

©Festa do Cinema Italiano 2025
©Festa do Cinema Italiano

A Associação Il Sorpasso confirmou a 18.ª edição deste festival de cinema dedicado à cultura transalpina que, em Lisboa, vai além de uma simples programação com filmes.

De 9 a 17 de Abril, o Cinema São Jorge, o El Corte Inglés, o Cine-Teatro Turim, o Cinema Fernando Lopes e a Cinemateca Portuguesa voltam a ser as casas desta iniciativa artística italiana.

Por ser a edição que marca a entrada do festival na maioridade, a organização diz é uma «importante etapa de crescimento». Este ano, a Associação Il Sorpasso promete uma «programação rica, diversificada, entusiasta e destemida» que «evoca o sentido de liberdade e autonomia que esta idade comporta».

A abertura da 18.ª Festa do Cinema Italiano arranca com o filme ‘A Grande Ambição’, de Andrea Segre (imagem de destaque), cuja história «narra a vida de Enrico Berlinguer, histórico líder do Partido Comunista Italiano (PCI) e uma das figuras mais marcantes do século XX» deste país.

©Festa do Cinema Italiano 2025 - Antonio Pietrangeli
©Festa do Cinema Italiano

No programa cabe ainda o ciclo ‘Antonio Pietrangeli, Esse Desconhecido’, com uma retrospectiva que inclui toda a obra deste realizador que, segundo a organização, foi «um dos nomes mais sensíveis e perspicazes do cinema italiano». A sua obra é dominada pela «transição entre o neorrealismo e a commedia all’italiana».

Como tem acontecido nas últimas edições, nem só de cinema vive este festival: em 2025 há um conjunto de AperiFestas, momentos que «convidam a entrar no espírito da Festa com poesia, música e gastronomia italiana». Um dos eventos é o Quizza (quizz e pizza) no restaurante Māteria Pizza & Amore.

Ainda antes do início da Festa do Cinema Italiano, propriamente dita, há um dia (nove horas) dedicado à cultura deste país nos Jardins da Bombarda: «Oficinas e mercado de produtos italianos, muita gastronomia italiana para explorar, bem como uma programação cultural, musical e também infantil».

©Festa do Cinema Italiano 2025
©Festa do Cinema Italiano

Depois de terminar em Lisboa, este festival parte pelo País num giro cinematográfico, com passagem por mais de vinte cidades, entre estas Almada, Beja, Coimbra, Loulé, Porto, Cascais e Leiria. Resta dizer que o cartaz deste ano (imagem em cima) é inspirado no cartaz da Campari desenhado por Bruno Munari para a «inauguração do metro em Milão em 1964».

Todas as informações sobre a programação da Festa do Cinema Italiano 2025 podem ser consultadas no site oficial deste evento.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].