Com o tema ‘Encontros’, a edição deste ano do QuebraJazz acontece em Julho e tem programados vários espectáculos musicais, gastronomia e cinema.
Os jardins da Quinta das Lágrimas, em Coimbra, voltam a ser a casa do Festival das Artes QuebraJazz. Em 2025, este evento avança para a sua 16.ª edição e acontece, aqui, de 15 a 24 de Julho. Entre os destaques, está a parceria Festival de Óbidos – Semana Internacional de Piano de Óbidos e a celebração dos cem anos do nascimento de Carlos Paredes.
A edição desta ano começa com três concertos de jazz, nos dias 15, 16 e 17, com a actuação da Orquestra de Jazz de Matosinhos; dos músicos João Barradas, Aaron Parks, Peter Evans e Stéphanne Galland; e Selma Uamusse com a Orquestra Hot Club de Portugal, a interpretar Duke Ellington.
Nos dias 18 e 19 é a vez de a música clássica tomar conta da Quinta das Lágrimas, com os concertos ‘Tchaikovsky na Senda de Mozart’ pela Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras; ‘A História da Música Revisitada por Jovens’ (Orquestra Camerata da Academia de Música de Lisboa); e a actuação da Orquestra do Conservatório de Coimbra.
Dia 23, acontece um dos pontos altos da edição de 2025 do QuebraJazz, com o espectáculo ‘Amigo Paredes – Cem Anos’, com «quatro dos mais virtuosos músicos da guitarra portuguesa»: Bernardo Moreira, João Moreira, Ricardo Dias e Ni Ferreirinha. Maria João dará «voz e letra a três músicas de Carlos Paredes».
Na programação do festival estão ainda concertos gratuitos de jazz nas escadas Quebra Costas (todos os fins-de-semana entre 25 de Julho e 30 de Agosto), um espetáculo de magia de Luís de Matos no dia 21 e «vários momentos de cinema, gastronomia, conferências e serviço educativo». Para mais informações sobre o QuebraJazz 2025, pode aceder ao site oficial.