As tendências de entretenimento online entre os utilizadores portugueses

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O aumento da disponibilidade de dispositivos móveis e a melhoria da qualidade da Internet transformou por completo a procura por novas formas de lazer. De acordo com dados divulgados pela Eurostat em 2023, cerca de 87% dos lares portugueses têm acesso à banda larga fixa, e isso afetou a adoção de serviços de streaming, jogos em rede e outras atividades online.

Os casinos online em Portugal mostram seu potencial

Entre as múltiplas vertentes de entretenimento que têm vindo a ganhar popularidade, encontra-se o segmento dos casinos online, que engloba jogos de slots, roleta, blackjack e outros tipos. Desde que a legislação portuguesa clarificou as regras para o jogo online, sugiram cada vez mais plataformas com ofertas interessantes.

Além disso, a facilidade de jogar em qualquer lugar, através de smartphones ou tablets, contribui para o crescimento do sector. Apesar de o público-alvo destes sites englobar tanto apostadores casuais como jogadores experientes, a verdade é que a atenção à componente lúdica tem sido fundamental na retenção destes utilizadores.

As plataformas online investem em inovações tecnológicas e na inclusão de jogos com gráficos avançados, além de versões de demonstração para que o público possa familiarizar-se com as regras antes de apostar dinheiro real (fonte: www.fastslots.com).

Cresce a procura por conteúdo digital

A disseminação de serviços de streaming de vídeo e música é um dos fenómenos mais evidentes no sector do entretenimento em Portugal. De acordo com o estudo BStream da Marktest, 32,3% dos portugueses subscrevem pelo menos um serviço de streaming, correspondendo a mais de 2,7 milhões de indivíduos. Plataformas como Netflix, HBO Max ou Spotify conquistam cada vez mais assinantes que procuram séries, filmes, documentários e álbuns sem terem de recorrer à televisão convencional.

Estes hábitos de consumo começaram a acentuar-se em 2020, em parte pela necessidade de encontrar actividades de lazer dentro de casa, mas, mesmo após o regresso gradual à normalidade, continuam a crescer. De igual modo, regista-se uma expansão notória de comunidades de jogadores de videojogos. Títulos online populares, competições de eSports e transmissões em directo reforçam um ambiente em que o entretenimento vai para além dos produtos tradicionais.

Por exemplo, um relatório do DataReportal indica que, em 2023, cerca de 64% dos internautas portugueses entre os 16 e os 64 anos dedicavam parte do seu tempo semanal aos videojogos, reforçando a ideia de que o gaming, tanto a nível casual como competitivo, ganhou um espaço importante no lazer nacional.

As tendências digitais abrangem ainda uma maior adesão a formatos de realidade virtual e realidade aumentada, especialmente em plataformas ligadas a eventos culturais e exposições. Isso é visto tanto para utilizadores particulares como para pequenas empresas, ilustrando a forma como o público português se mostra receptivo à inovação.

Outras modalidades em alta

Além de plataformas de streaming e casinos online, o consumo de podcasts, webinars, aulas online (e-learning) e eventos transmitidos em direito — como concertos virtuais ou peças de teatro digitalizadas — compõem o mercado de entretenimento digital português. Por exemplo, o público português tem aderido a serviços de ensino virtual, tanto para formação profissional como para lazer, participando ativamente em workshops e palestras temáticas.

De acordo com inquéritos publicados em 2023 pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), 41% dos inquiridos em idade ativa frequentaram pelo menos um curso ou sessão de formação online durante o último ano. Da perspectiva das marcas e dos produtores de conteúdo, o mercado em Portugal revela-se cada vez mais interessante para parcerias e para o desenvolvimento de projetos multimédia.

O foco deixa de ser apenas a televisão convencional ou as salas de cinema, encontrando no meio digital um espaço versátil para criação e distribuição de conteúdo. No que respeita ao sector do jogo online, a expectativa é de que as plataformas continuem a investir em responsabilidade social e novas tecnologias, tornando a experiência cada vez mais imersiva.

Para os utilizadores, a abundância de opções implica a possibilidade de escolher facilmente onde passar o tempo de lazer. Embora o streaming e o gaming se mantenham em alta, as apostas em casinos online são cada vez mais reconhecidas pelo seu potencial de entretenimento, devido à variedade de opções oferecidas. Atualmente, 99% dos utilizadores portugueses acedem à internet através de dispositivos móveis, dedicando em média 3 horas e 35 minutos diários a este meio.

E com o aumento da velocidade de Internet e a popularização dos dispositivos móveis, é provável que o mercado do entretenimento online em Portugal cresça ainda mais, disponibilizando formatos híbridos — por exemplo, jogos de casino com elementos de realidade aumentada — e soluções de streaming mais avançadas. É algo que deve surgir de maneira natural, acompanhando as preferências de um público exigente e permanentemente ligado ao digital.

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