Exposição do Centro de Arte Oliva “comemora” setenta anos de programas culturais da RTP

©Priscila Fernandes
©Priscila Fernandes

O Centro de Arte Oliva recebe uma exposição dedicada aos (quase) setenta anos da RTP: a estação pública comemora um aniversário “redondo” em 2027.

Ainda falta um ano para a RTP fazer setenta anos, mas o Centro de Arte Oliva (S. João da Madeira), não perdeu tempo e vai inaugurar, esta semana, uma exposição dedicada às sete décadas de programas culturais da RTP. O objectivo passa, também por analisar a «relação entre televisão, democracia e práticas artísticas em Portugal, desde a década de 1950 até à actualidade».

A exposição ‘Zapping: Televisão como Cultura e Contracultura’ abre a 7 de Fevereiro e conta com a curadoria de Paula Pinto, Alexandra Areia, Joaquim Moreno e Vera Carmo. No Centro de Arte Oliva vai ser possível ver uma mostra que cruza o «arquivo televisivo da RTP com obras de artistas que trabalharam com, sobre ou para a televisão».

©Centro de Arte Oliva
©Centro de Arte Oliva

Ao todo, são quarenta programas, distribuídos por «seis núcleos temáticos, que dialogam com o trabalho de 28 artistas de diferentes gerações e geografias». Entre os participantes da ‘Zapping’ estão Helena Almeida, Nam June Paik, Wolf Vostell, Dara Birnbaum, Martha Rosler, Ângela Ferreira, Rosa Baptista, Nuno Nunes-Ferreira, Alexandre Estrela e Mariana Vilanova.

Esta exposição tem entrada gratuita e fica patente até 28 de Junho.