Inspirada nas séries policiais e nos enredos dos filme noir, a InvestigArte é uma nova marca portuguesa que quer transformar o modo como jogamos e pensamos os jogos de tabuleiro.
O que é que acontecia se pegássemos na lógica do Cluedo, na imersão de uma escape room e na intensidade narrativa de um jogo de investigação criminal? Provavelmente, ficávamos com esta «nova forma de entretenimento» desenvolvida pela portuguesa InvestigArte.
Ao «cruzar os tradicionais jogos de tabuleiro com a emoção de uma verdadeira investigação», é criada uma «experiência interactiva» que convida os participantes a «mergulhar em histórias cheias de suspense, intriga e mistério», dizem Ana e Nuno, que se inspiraram no seu gosto por «filmes e séries de investigação criminal e true crime».
Neste momento, há dois jogos disponíveis: ‘Homicídio no Hotel’ (34,90 euros) e ‘Assassino em Série’ (39,90 euros). Apesar de ser um jogo de mesa, aqui não há verdadeiramente um tabuleiro: são, sim, pastas com os perfis dos suspeitos e documentos (foto em baixo). Cabe aos jogadores relacionar e estudar as provas para encontrar o culpado pelo crime.

Mas, ao contrário do Cluedo tradicional, o desafio da InvestigArte não é apenas saber quem foi, com que arma e onde: será preciso compreender os motivos do crime, encontrar possíveis contradições e descobrir pequenos detalhes que podem escapar a uma análise mais superficial.
«É preciso analisar as personagens, compreender as pistas e, claro está, descobrir tudo o que há para descobrir», avisam Ana e Nuno. Desta forma, a marca descreve os seus dois jogos como a «mais completa dinâmica de investigação do mercado».
Basicamente, esta será uma opção mais imersiva que os jogos de tabuleiro tradicionais e que remete para as escape rooms — mas sem precisar sair de casa – podendo haver uma abordagem «competitiva ou colaborativa». Os dois jogos podem ser comprados no site da marca, com versões que incluem uma capa de pele ou uma mais simples.


















