O Tejo Gourmet desafia chefs a criar menus harmonizados com vinhos desta região. Este ano, há 56 restaurantes que participam, de Norte a Sul, incluindo Madeira.
Até 31 de Março, vai ser possível provar menus de entrada, prato principal e sobremesa, sempre harmonizados com vinhos de produtoras que façam parte da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo. Este ano, estreiam-se dezassete restaurantes.
A maioria dos 56 espaços está na zona Centro, com Santarém a dominar as opções: são oito restaurantes. Seguem-se Tomar e Rio Maior, cada um com quatro; e Évora, com três. A Madeira é a única região insular com presença no Tejo Gourmet 2026, com dois.
O Tejo Gourmet 2026 vai «distinguir o melhor restaurante em termos absolutos» e atribuir prémios nas categorias de «carta de vinhos, casa de petiscos, cozinha tradicional, cozinha de autor e cozinha internacional». Para isso, é feita uma avaliação por um júri, a que se junta o feedback dos clientes.
Os vencedores são anunciados a 22 de Maio, na Gala Tejo, no IVV, em Almeirim. Aqui, pode ver uma lista dos restaurantes desta edição.


















