A LEGO vai ficar mais tecnológica: em Março são lançados os primeiros sets onde há uma peça que é um mini-computador

Para já, os sets Star Wars (com preços a rondar os 100 euros) são os primeiros confirmados na gama Smart Play.

Já com os sets Mindstorms e Mario na colecção, com um ADN muito tech, a LEGO anunciou mais um passo para tornar as construções ainda mais interactivas.

No dia 1 de Março começa uma nova etapa para a LEGO: a marca anunciou na feira de tecnologia CES (Las Vegas, EUA) a nova gama de sets Smart Play, que tira partido de uma peça de formato comum 2 x 4 onde está integrado um mini-computador ASIC, um circuito integrado criado para uma função muito específica, em alternativa ao uso de um chip de uso geral.

A ideia é que, ao detectar etiquetas NFC específicas de outras peças e minifiguras, possa reagir com sons e luzes ao que estamos a fazer. Por exemplo, ao fazer parte de um avião, faz o som dos motores e reage ao movimento. Se começarmos a fazer um voo picado, ouvimos o zumbido característico de uma descida a pique.

Os sets que vão inaugurar a nova gama Smart Play são três da linha Star Wars: Darth Vader’s TIE Fighter (473 peças), Luke’s Red Five X-Wing (584 peças) e Darth Vader’s Throne Room Duel & A-Wing (962 peças – imagem em baixo). Todos têm, claro, a tal peça especial que vai servir para fazer sons de lasers a serem disparados, sabres de luz e os bip-bips de R2-D2.

©LEGO | Star Wars Smart Play
©LEGO

Para dar energia aos chamados ‘Smart Bricks’, não são usadas pilhas (como nos sets Mario) ou baterias com cabos USB (é o que acontece nos Mindstorms mais recentes): a LEGO criou uma base que pode carregar várias destas peças especiais em simultâneo.

Segundo a LEGO, os Smart Bricks têm sensores para detectar «movimento, inclinação, gestos» e ligam-se a uma «rede Bluetooth com peças de várias construções». Isto permite que haja uma “consciência” da posição e orientação umas das outras: nestes sets Star Wars, isto permite que haja sons de lasers e naves ou, por exemplo, «fazer soar a Marcha Imperial quando o Imperador Palpatine é colocado no seu trono».

Para já, os sets Star Wars (com preços a rondar os 100 euros e cujas pré-vendas começam esta Sexta-Feira) são os primeiros confirmados na gama Smart Play, mas é natural que esta peça seja usada noutras linhas, como a City ou em IP como Pokémon.

©LEGO | Contagem
©LEGO

Portugal não faz parte do lote dos primeiros países que vai receber os sets Star Wars, dado que a página do site nacional dedicada a esta novidade não mostra a contagem decrescente até à pré-venda de Sexta-Feira. Na Europa, só mesmo França, Alemanha e Reino Unido vão ter Smart Play no dia 1 de Março.


Nota: notícia actualizada às 14:17 com a informação da disponibilidade do LEGO Smart Play na Europa.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].