A Hyundai escolheu Los Angeles para revelar um novo protótipo: o Crater é um SUV compacto todo-o-terreno que parece saído de um cenário pós-apocalíptico.
Desenvolvido no Hyundai America Technical Center, na Califórnia, o Crater marca a «evolução da identidade XRT» da marca, focada em «resistência e capacidade fora de estrada», características que, num mundo dominado por zombies, seriam absolutamente essenciais. E este modelo parece mesmo ser um dos protagonistas de séries como ‘The Walking Dead‘ ou ‘World War Z’. A estreia mundial aconteceu no salão automóvel desta cidade dos EUA, o AutoMobility LA 2025.
Segundo a Hyundai, a linguagem de design Art of Steel, usada para dar vida a este SUV, transforma o «aço numa forma escultural e robusta que transmite força e durabilidade». Laterais talhadas, protecções inferiores «marcantes» e ângulos «acentuados de ataque/ saída» reforçam a ideia de que este protótipo está preparado para trilhos muito mais exigentes que simples estradas de montanha, como acontece com outros modelos que se auto-intitulam como TT ou XC.

O Crater tem jantes hexagonais de dezoito polegadas, com pneus todo-o-terreno de 33 polegadas e, como é muito habitual neste tipo de modelos, há plataforma no tejadilho que pode servir para transportar iluminação-extra, mantimentos ou equipamentos de sobrevivência (o Volvo EX30 Cross Country que testámos no início de Novembro também vinha com este elemento).
Além destes, há mais detalhes que parecem mesmo pensados para cenários de sobrevivência: cabos que protegem o pára-brisas de ramos e detritos, câmaras laterais que se transformam em lanternas removíveis e um gancho de reboque que também pode abrir garrafas — até porque, mesmo num apocalipse zombie, um momento de pausa para beber uma cerveja é essencial.
No interior, destaca-se o head-up display panorâmico e os bancos com cintos de quatro pontos, que reforçam a sensação de «controlo e segurança» em deslocações mais… atribuladas. Uma estrutura de protecção exposta percorre a cabine, garantindo que o habitáculo se mantém «estável» mesmo nas piores circunstâncias.

Nos modos de condução especiais estão os dedicados a neve, areia e lama; funções adicionais, como controlo de travagem em descida, bússola e altímetro, completam o “arsenal” focado na exploração.
A cor exterior Dune Gold Matte foi inspirada em paisagens costeiras da Califórnia, mas, pelo que vemos, também seria eficaz para camuflar o Crater em cenários desérticos ou urbanos degradados. No interior Black Ember, os materiais foram escolhidos para resistir a areia, pó e equipamento pesado — ou, quem sabe, a mordidelas de zombies.
O Crater é, para já, apenas uma visão de futuro da linha XRT, mas, se for preciso escolher um veículo para sobreviver ao caos, este protótipo mostra que a Hyundai já parece ter uma ideia muito concreta daquilo que é necessário para viver num mundo dominado por desafios extremos. Zombies incluídos.


















