A marca de relógios abriu uma plataforma onde qualquer pessoa pode personalizar o design de um relógio. O conceito baseia-se em inteligência artificial e, para já, é um exclusivo da Suíça.
A IA é mesmo um dos temas do momento. Depois de, esta semana, termos dado conta de uma peça de teatro em que Albano Jerónimo contracena com um agente digital, chega a vez de a Swatch anunciar um projecto com esta tecnologia.
O conceito da marca suíça de relógios é a AI-DADA, uma ferramenta digital que recorre à inteligência artificial para gerar «designs de relógios com base em ideias sugeridas pelos utilizadores». Segundo a marca, o sistema foi «treinado com mais de quarenta anos de arquivos» da própria Swatch.
Aqui, entram desde «produtos e design a intervenções urbanas», tudo com o objectivo de «facilitar a personalização sem exigir conhecimentos técnicos». Para criar um relógio, basta dar uma instrução de texto (prompt), tal como acontece, por exemplo, no ChatGPT quando queremos gerar texto ou uma imagem.
«Em menos de dois minutos é apresentado um design, que pode ser ajustado com opções como índices ou cor do mecanismo», garante a Swatch. A marca acrescenta ainda elementos que «reforçam a exclusividade» de cada peça, como a marcação 1/1.
O nome AI-DADA é a junção de dois termos: ‘AI’ de ‘artificial intelligence’) e ‘Dada’, uma homenagem ao movimento artístico dadaísmo, «nascido em Zurique em 1916» e associado à «experimentação e rejeição de convenções».
Para já, esta plataforma está apenas disponível no site suíço da Swatch, com a marca a dizer que o «lançamento noutros mercados será comunicado brevemente».


















