Marca de moda Eleventy abre primeira flagship store em Lisboa: está “abençoada” pelos murais de Almada Negreiros

«Lisboa oferece autenticidade, sofisticação e energia criativa que se alinham com o espírito da marca», dizem Lurdes Cabral e Luca Nani, proprietários e fundadores da Eleventy Lisboa.

©Joana Linda | Eleventy Lisboa
©Joana Linda

O lobby do antigo edifício do Diário de Notícias, onde já estava o condomínio de luxo 266 Liberdade, é agora a casa de uma marca italiana de roupa.

São 260 metros quadrados dominados por painéis originais de Almada Negreiros, pintados entre 1939 e 1940: o principal destaque é o ‘Grande Planisfério’, uma representação do mapa-mundo que combina figuras humanas, animais inventados e formas abstractas e que traduz o ideal universalista do modernismo português.

Nas paredes da Eleventy temos ainda o díptico frescos ‘Quatro Alegorias a Portugal e à Imprensa’: por um lado, um mapa que mostra actividades de pesca e rurais; e, numa zona por cima da porta de entrada, um conjunto de pinturas dispostas em círculos que representam todas as fases de produção de um jornal.

©Joana Linda | Eleventy Lisboa
©Joana Linda

Afinal, não nos podemos esquecer que estamos no antigo do edifício do Diário de Notícias, projectado por Pardal Monteiro e distinguido com o Prémio Valmor em 1940. Até 2016, esta foi a sede do jornal, convertida em 2021 para apartamentos de luxo, sob o nome ‘Liberdade 266’. Agora, recebe uma loja de roupa… que também tem matraquilkos e um café, com uma carta desenvolvida pelo chefe italiano Andrea Berton.

A Eleventy é, assim, a mais recente inquilina da Avenida da Liberdade, num espaço com projecto de interiores a cargo do estúdio Parisotto + Formenton Architetti, responsável por outros espaços da marca a nível internacional.

A intervenção «manteve a essência do edifício e valorizou os seus materiais originais, com destaque para o travertino e a madeira de carvalho-claro, num diálogo entre a herança artística e o design contemporâneo, em linha com a filosofia de ‘smart luxury’ da marca», explica a Eleventy.

©Joana Linda | Eleventy Lisboa
©Joana Linda

«Lisboa oferece autenticidade, sofisticação e energia criativa que se alinham com o espírito da marca», dizem Lurdes Cabral e Luca Nani, proprietários e fundadores da Eleventy Lisboa. «Considerámos cidades como Madrid ou Barcelona, mas o vínculo afectivo a Portugal foi decisivo. Eu sou portuguesa, o Luca é italiano, e partilhamos uma paixão comum pela moda e pela arte», conclui Lurdes Cabral.

A Eleventy Lisboa está aberta todos os dias das 10 às 20 horas; para mais informações, pode usar o número de telefone 215 901 489.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].