InvestigArte: estes jogos imersivos portugueses são uma espécie de Cluedo em esteróides

«É preciso analisar as personagens, compreender as pistas e, claro está, descobrir tudo o que há para descobrir», avisam os criadores.

©InvestigArte
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Inspirada nas séries policiais e nos enredos dos filme noir, a InvestigArte é uma nova marca portuguesa que quer transformar o modo como jogamos e pensamos os jogos de tabuleiro.

O que é que acontecia se pegássemos na lógica do Cluedo, na imersão de uma escape room e na intensidade narrativa de um jogo de investigação criminal? Provavelmente, ficávamos com esta «nova forma de entretenimento» desenvolvida pela portuguesa InvestigArte.

Ao «cruzar os tradicionais jogos de tabuleiro com a emoção de uma verdadeira investigação», é criada uma «experiência interactiva» que convida os participantes a «mergulhar em histórias cheias de suspense, intriga e mistério», dizem Ana e Nuno, que se inspiraram no seu gosto por «filmes e séries de investigação criminal e true crime».

Neste momento, há dois jogos disponíveis: ‘Homicídio no Hotel’ (34,90 euros) e ‘Assassino em Série’ (39,90 euros). Apesar de ser um jogo de mesa, aqui não há verdadeiramente um tabuleiro: são, sim, pastas com os perfis dos suspeitos e documentos (foto em baixo). Cabe aos jogadores relacionar e estudar as provas para encontrar o culpado pelo crime.

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Mas, ao contrário do Cluedo tradicional, o desafio da InvestigArte não é apenas saber quem foi, com que arma e onde: será preciso compreender os motivos do crime, encontrar possíveis contradições e descobrir pequenos detalhes que podem escapar a uma análise mais superficial.

«É preciso analisar as personagens, compreender as pistas e, claro está, descobrir tudo o que há para descobrir», avisam Ana e Nuno. Desta forma, a marca descreve os seus dois jogos como a «mais completa dinâmica de investigação do mercado».

Basicamente, esta será uma opção mais imersiva que os jogos de tabuleiro tradicionais e que remete para as escape rooms — mas sem precisar sair de casa – podendo haver uma abordagem «competitiva ou colaborativa». Os dois jogos podem ser comprados no site da marca, com versões que incluem uma capa de pele ou uma mais simples.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].